Canoinhas recebe simpósio da erva-mate

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Cadeia produtiva e comunidade estão reunidas nesta terça-feira, 21, para o Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense para Erva-mate. O evento busca sensibilizar a população da região para a importância do tema para a economia e a cultura locais e está sendo realizado em Canoinhas, na Associação dos Servidores Públicos do Município (Asemca).

Prefeito Beto Passos, o vice Renato Pike e os secretários Paulo Machado e Edison Kuroli participaram da abertura. “É com grande alegria que temos em Canoinhas várias pessoas trabalhando a várias mãos para que nós tenhamos a indicação geográfica que será um divisor de água para a nossa região. Com a IG nós vamos recuperar o respeito pela nossa região. Nós temos a melhor erva-mate da região”, disse o prefeito Beto Passos.

A Indicação Geográfica (IG) é uma forma de valorização do produto de uma região ou território. A erva-mate do Planalto Norte se diferencia das outras pelo paladar suave, que é típico da região, especialmente pelo sistema de produção. Na região a planta é cultivada historicamente em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, que aliado às características de solo e clima locais, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países, como o Uruguai, onde ele é amplamente comercializado.

O Simpósio tem palestra, atividades culturais, artísticas e degustação de produtos feitos à base da erva-mate. Exposição de 90 banners, que retratam diversos temas relacionados ao território da IG, entre eles as cachoeiras, as ervateiras, a história do território e da erva-mate, as estações ferroviárias, os municípios que compõem o território, além de mapas diversos integram a programação do Simpósio. Esses banners vão percorrer as escolas da região para mostrar aos estudantes as singularidades locais e a importância da IG da erva-mate para valorização e manutenção da cultura e tradições locais.