CENSO AGROPECUÁRIO: IBGE divulga resultados preliminares do levantamento

Equipe do escritório do Instituto em União da Vitória checou estimativas do campo em outras quatro cidades

·
Atualizado há 6 anos

Coordenador de subáreas, defende a aplicação dos resultados em projetos futuros
Coordenador de subáreas, defende a aplicação dos resultados em projetos futuros

Começaram há alguns dias a divulgação dos resultados preliminares do Censo Agropecuário 2017/2018, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os dados ainda precisam ser tabulados, mas, conforme o coordenador de subárea da pesquisa em União da Vitória, os números já são repassados para outras entidades organizadas. “São dados iniciais, mas bem completos”, reforça Luiz Carlos Rusinek. “O Censo foi finalizado no dia 28 de fevereiro mas, em abril e maio, o pessoal fez a supervisão, onde foi arrumado alguns outros dados”, completa. Oficialmente, o IBGE divulgará no fim de julho os primeiros resultados.

Na região de União, a equipe (formada por 24 recenseadores e outros seis supervisores do escritório do IBGE) entrevistou agricultores de quatro cidades da região, além de quem vive na área rural de União da Vitória. No País, os 26 mil recenseadores contratados para o levantamento coletaram informações de 5,3 milhões de estabelecimentos, em sete milhões de visitas a endereços espalhados no Brasil.

O último Censo Agropecuário foi realizado em 2006/2007. “Foi feita a pesquisa em todas as propriedades que se enquadram no conceito de subsistência e de comercialização. Foram levantados vários quesitos”, ressalta Rusinek.

Sobre o censo

A coleta de dados foi feita de maneira digital e as operações, monitoradas pela internet. Foram anotados, por exemplo, informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação e o uso de agrotóxicos. “Estes dados vão servir até para nortear políticas públicas para a região. Algumas empresas usam também os dados do Censo para decidir pelo investimento em uma determinada área e região”, lembra o coordenador de subárea.

A área rural de União da Vitória

A reportagem do jornal O Comércio teve acesso a parte dos dados já computados do Censo na região. Conforme os números, União da Vitória tem 799 estabelecimentos (podem haver mais, mas os números seguem a proposta da pesquisa) em uma área de 47.089,279 hectares. Um dado curioso tem a ver com o cultivo de hortaliças: embora muitas culturas apareçam na sondagem, a produção de alface é uma das mais populares. No campo, estão espalhadas em 323 propriedades, cerca de 6 mil cabeças de gado.