CENSO AGROPECUÁRIO: Mais de um milhão de estabelecimentos já foram recenseados - Vvale

CENSO AGROPECUÁRIO: Mais de um milhão de estabelecimentos já foram recenseados

IBGE divulga parcial do trabalho que acaba de completar um mês

Conforme o IBGE, no primeiro mês da coleta, os cerca de 18 mil recenseadores contratados pelo órgão para realizar o Censo Agro 2017 já superaram o primeiro milhão de estabelecimentos agropecuários recenseados. Até o final de fevereiro de 2018, serão visitados, aproximadamente, outros 4,2 milhões, em todo o País.

As vistas representam cerca de 19,74% do total estimado, considerando-se as informações levantadas em 2007, que são usadas como referência para orientar a atual operação. Entre as grandes regiões, o Sudeste está mais adiantado, com 22,48% dos estabelecimentos recenseados.

Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5,2 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o Brasil, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Monitoramento pela internet

A coleta de dados do Censo Agro está sendo feita através dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), semelhantes a smartphones comuns. Não são mais utilizados formulários de papel, os questionários são digitais. Os DMCs rodam um aplicativo desenvolvido pelo próprio IBGE, que utiliza GPS e imagens de satélite de cada setor censitário, assinalando a posição do recenseador no terreno e indicando a localização e os endereços dos estabelecimentos a serem recenseados.

Na coleta digital, a crítica dos dados é feita durante a operação censitária. O aplicativo do DMC orienta o preenchimento do questionário. À medida que o recenseador finaliza suas tarefas diárias, os dados já começam a ser transmitidos via internet e conferidos pelos supervisores.

No Vale do Iguaçu

Como mostrou O Comércio na segunda quinzena de outubro, 10% da estimativa na região de União da Vitória já havia sido recenseada pela equipe do escritório local do IBGE. Por enquanto, o resultado da pesquisa não é divulgado, nem mesmo o parcial.

Pesquisa amostral

O Censo Agro 2017 vai possibilitar a elaboração do cadastro de estabelecimentos agropecuários. Isso permitirá a criação de uma pesquisa anual, por amostra, específica para o setor rural. Trata-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

SITUAÇÃO DE COLETA

Paraná

Total estimado em 2007: 373.044

Coletados: 76.404

% coletado: 20,48

Santa Catarina

Total estimado em 2007: 195.199

Coletados: 43.206

% coletado: 22,13

Rio Grande do Sul

Total estimado em 2007: 442.760

Coletados: 85.055

% coletado: 19,21

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta