Colombo conhece projeto para incrementar produção da fruticultura catarinense

Santa Catarina ocupa o 6º lugar em produção de frutas do Brasil

·
Atualizado há 7 anos

EncontroXColomboO governador Raimundo Colombo conheceu na noite desta segunda-feira, 22, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, o Projeto Fruticultura, que visa incrementar a produção de frutas mediante a criação de linhas específicas de financiamento para acesso a novas tecnologias do setor.

Para o governador trata-se de um estudo, profundo que mostra caminhos importantes. Nossos técnicos vão avaliar com bastante atenção. “Nós precisamos nos preparar para o futuro e fazer mais com menos”, disse. O governador destacou que o tema é importante, envolve muitas famílias que dependem da fruticultura e que o governo tem programas para auxiliar. “O governo tem uma série de programas que nós precisamos afinar e fazer com que produzam ainda mais resultados”, afirmou Colombo.

O que é

O projeto busca incentivar produtores que possuem áreas ociosas em suas propriedades a empregá-las para a produção de frutas. Nesse caso, será disponibilizado um “pacote tecnológico” contendo informações como as variedades mais propícias ao clima e ao solo de cada região, formas de plantio e manejo, equipamentos para irrigação e proteção contra granizo e geada. Tudo já com os custos para implementação, além de orientações de como acessar as linhas de crédito existentes.

Possibilidades

Outra possibilidade levantada é que parte das frutas cultivadas sejam destinadas à fabricação de sucos, cuja rentabilidade é assegurada a partir de pomares em terras com mais de um hectare. Santa Catarina ocupa o 6º lugar em produção de frutas do Brasil. A região do Meio-Oeste é responsável por 50% da produção de maçã do país e também lidera a produção de uvas, dentre outras culturas.