Cruz Machado está entre os maiores produtores de feijão preto do Brasil

A informação é da Emater local

·
Atualizado há 7 anos

 

JosXXXEustXXquioXPereira
Engenheiro Agrônomo da Emater, escritório de União da Vitória, José Eustáquio Pereira. (Foto: Wannessa Stenzel/Reprodução).

A cidade vizinha de Cruz Machado pode comemorar. Pois está entre os maiores produtores de feijão preto do Brasil na safra 2016. A informação é do Engenheiro Agrônomo da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), escritório de União da Vitória, José Eustáquio Pereira. Também no Paraná destacam-se na produção desta cultura as cidades de Prudentópolis, Castro, Irati, Lapa, São Mateus do Sul, Reserva e Tibagi.

Segundo Eustáquio, os volumes só serão de fato numerosos a partir da segunda quinzena de janeiro. Ainda é cedo para expressar em números o potencial da colheita na região para o ano de 2017. O que já se pode adiantar é que o mercado de feijão preto terá alta nas ofertas a partir deste mês, com a entrada da safra Paranaense.

O que já se pode afirmar é que em Cruz Machado são em torno de 3 mil produtores de feijão preto, o que corresponde em 30% do que é produzido no País, na agricultura familiar.

Sistema de comercialização do feijão preto

O sistema de comercialização do feijão preto em Cruz Machado foi o tema da pesquisa desenvolvida por Eustáquio juntamente com a Engenheira Agrônoma Vânia Di Addario Guimarães, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  A pesquisa ressalta que na agricultura do município de Cruz Machado, o feijão preto é um dos mais importantes porque é cultivado em quase todas as propriedades e responde por 60% da renda agrícola.