Cruz Machado inicia elaboração do Plano Municipal da Agricultura Familiar

plano-cruzmachado-agriculturafamiliar
(Foto: Assessoria).

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), realizou nessa segunda-feira, 6, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o primeiro encontro de discussão para a elaboração do 1º Plano Municipal da Agricultura Familiar.

O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Silvio Kazenoh, vereadores, secretários municipais, representantes do CMDR, representantes de entidades da agricultura familiar, agricultores e integrantes do Programa Gênero e Geração.

O Plano Municipal da Agricultura Familiar visa fomentar a produção agrícola no municípios e traçar objetivos para serem colocados em práticas nos próximos anos, que contarão com o direcionamento na área da agricultura familiar. O plano será construindo em debate com várias entidades que representam a agricultura familiar, pois o debate com a sociedade é fundamental para a construção de políticas públicas que trazem o desenvolvimento das ações e programas de melhorias de vida.

Nesse primeiro encontro foi realizada a apresentação da importância e dos objetivos de um Plano Municipal da Agricultura Familiar. Também durante a reunião, os participantes realizaram um diagnóstico municipal com o levantamento de pontos positivos e do que necessita ser melhorado no âmbito municipal.

A próxima etapa será realizada em setembro, em que será dado início a elaboração do projeto, com a discussão dos pontos levantados no primeiro encontro, com possíveis soluções e ações a serem colocadas como metas no Plano Municipal. O plano será construído durante quatro encontros, para que em seguida possa ser realizada a Conferência Municipal da Agricultura Familiar, que deverá acontecer no início do próximo ano. O plano será construído com as entidades ligadas à agricultura do município.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta