Preço do tomate desaba em Caçador e desanima produtores

Produtores de Caçador reclamam que pelo preço não dá nem para pagar os custos

·
Atualizado há 7 anos

Notícia boa para o consumidor e ruim para os agricultores. O preço do tomate despencou este ano. A caixa de 20 quilos está sendo vendida em média a R$ 15 em Caçador – no ano passado era R$ 100.

O caçadorense Adelar Royer, que produz tomate há 35 anos na comunidade São João de Cima, interior de Calmon, pensa com seriedade em desistir de produzir a fruta.

“A mão-de-obra é cara, o combustível também, tudo é muito caro. Estou diversificando para não depender só do tomate. Mas já pensamos em diminuir ou até mesmo parar de produzir. Não queremos perder tudo o que já conquistamos”, disse o agricultor de 50 anos que este ano deverá colher 20 mil caixas de tomate.

A razão do preço baixo é a grande oferta. Muitos agricultores marcaram a data para colher nesta época. E o clima ajudou bastante, resultando em uma superprodução. Em Caçador, o maior produtor da fruta em Santa Catarina, são produzidas dezenas de toneladas anualmente.

O empresário Sandro Alexandre, o “Tatu”, que compra e transporte tomate de Caçador para várias regiões do Brasil e Paraguai, percebe que vários agricultores estão desanimados.

“Estamos todos preocupados. O preço não está ajudando. O custo de uma lavoura por caixa de tomate é uns 25 reais, e muitos estão vendendo a 12. Então não dá nem o custo de produção”, observa.

Estima-se que o preço comece a melhorar a partir de março.

Reportagem do Portal Caçador Online