Projeto HF promove oficina de capacitação

Grupo gestor anuncia nova fase com 31 micro e pequenos produtores

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Jair Nunes).
(Foto: Jair Nunes).

O “Projeto HF” de Hortifruticultura realizou durante toda durante toda a quarta-feira, 08, a reunião sobre organização e comercialização de seus produtos. O HF conta com 49 produtores organizados na primeira etapa. O Extensionista da Emater e um dos coordenadores do projeto HF, José Eustáquio Pereira, comemorou a nova fase do HF com a inserção de 31 novos pequenos produtores para atender a demanda nos 11 mercados castrados no programa. Eustáquio afirma também que o projeto já deu certo e que os pequenos produtores têm melhoria da qualidade de vida e de renda no campo. O objetivo do evento foi esclarecer sobre os selos e embalagens, regras, como nota fiscal, boas práticas e rotulagem, incentivos propostos (empresas privadas e públicas) e dinâmica (diversidade de produtos e cooperação e o desafio qualidade x quantidade).

Com o sucesso da demanda do projeto HF, Eustáquio disse que o programa quebrou o velho adágio popular que diz que santo de casa não faz milagres. “O programa quebrou um tabu de que nossa agricultura familiar só servia para subsistência. Hoje, os produtores contam com um complemento de renda muito importante, que inclusive mantém as famílias no campo produzindo e nossos mercadistas compram a produção local”, disse.

Novidade

A grande novidade é a adesão de Porto União ao programa. O novo secretário de Agricultura do município, Alceu Jung, confirmou o interesse e a inscrição do município ao HF. Com isso o HF mostra que é um projeto sem fronteiras e que busca a melhoria da qualidade de vida e de renda no campo para os micro e pequenos produtores, que em sua maioria, sobrevivem da agricultura familiar.