SC tem a primeira compartimentação da avicultura de corte do mundo

·
Atualizado há 6 anos

O Estado, referência em defesa agropecuária, comemora mais uma conquista no setor e se torna o primeiro do mundo a ter um projeto de compartimentação da avicultura de corte. O sistema implantado na unidade da Seara Alimentos em Itapiranga é resultado de 11 anos de trabalho do Governo do Estado, Ministério da Agricultura e iniciativa privada. A compartimentação funciona mapeando e isolando os aviários e frigoríficos, como um sistema fechado, onde as aves circulam apenas por uma determinada área geográfica, dando garantia de sanidade animal e mais segurança alimentar.

O certificado reconhecendo o trabalho catarinense foi entregue nesta segunda-feira, 26, em Florianópolis, pelo Ministério da Agricultura. No sistema de produção fechado da Seara Alimentos de Itapiranga, os ovos, os pintainhos, o abate e os caminhões de ração devem circular dentro de um limite territorial.

O frango precisa nascer, se desenvolver e ser abatido dentro de uma unidade geográfica – neste caso, em 28 municípios do Extremo-Oeste catarinense.

A intenção é reduzir o risco de introdução de doenças, aumentando o controle de qualidade.