Secretário avalia primeiro mês do programa Porteira Adentro

Programa auxilia produtores rurais de União da Vitória

·
Atualizado há 7 anos

Programa visa fomentar atividades nas propriedades rurais
Programa visa fomentar atividades nas propriedades rurais

O Programa Porteira Adentro completou um mês de implantação em União da Vitória. Por ele, os produtores rurais que possuem cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura podem se beneficiar do programa. Os que desejarem usufruir precisam se inserir no cadastro de produtor rural. O Programa foi lançado em junho pelo prefeito Santin Roveda, e tem por objetivo, a prestação de serviços de mecanização agrícola aos produtores, no desenvolvimento de suas atividades agropecuárias.

O Secretário de Agricultura, pecuária e Abastecimento de União da Vitória, Ney Antônio Kukla, disse que, em julho foram atendidas 14 propriedades rurais em diversas áreas de atuação. No entanto a maioria dos atendimentos se deu na área da piscicultura, transporte de materiais e calcário para os agricultores e terraplanagem para agroindústria ou pecuária de leite. “ Estamos muito satisfeito. No início do ano elegemos algumas prioridades na cadeia produtiva. Em julho fizemos três serviços de terraplanagem para apoio a atividade leiteira”, explicou o secretário

Segundo Kukla, todos esses incentivos que a prefeitura está prestando ao meio rural irão contribuir para o aumento da arrecadação pela nota do produtor rural e no desenvolvimento das atividades ligadas ao campo. As avaliações periódicas, permitem readequar o programa para atender as demandas dos produtores rurais de União da Vitória.

Como funciona o Porteira adentro

O agricultor, após realizar o cadastro faz a solicitação da máquina que precisa utilizar, não podendo ser compatível com a que já possui, e a partir disso, a equipe técnica da Secretaria faz uma vistoria na propriedade, e havendo viabilidade técnica, é feito a realização do serviço dentro do cronograma de atendimento nas comunidades.

Os serviços disponíveis são de transporte de carga de terra, transporte de carga de cascalho, serviços de trator de esteira grande e pequeno, serviços de motoniveladora, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, serviços de carregadeira, rolo compactador, transporte de areia e pedra brita, e serviço de transporte de máquinas (prancha).

O agricultor paga 50% do serviço, e não pode possuir débitos junto à tesouraria municipal. Após a solicitação ser efetuada e analisada, o serviço entrará no cronograma de execução de trabalhos da Secretaria de Agricultura, e atenderá conforme a demanda.