Unidade de distribuição de alimentos é construída no Parque de Exposições

·
Atualizado há 8 anos

PrefeitoXconfereXobraXdaXUnidadeXdeXDistribuiXXXXoXdeXAlimentos
(Foto: Assessoria).

Em breve os agricultores familiares de Canoinhas contarão com um espaço físico estruturado para ajudar na distribuição dos gêneros alimentícios, principalmente aqueles destinados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  Está em construção a Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF), edificada no Parque de Exposições Ouro Verde. O valor global desta obra é de R$459 mil, com recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Prefeitura de Canoinhas. O valor contempla o projeto de engenharia, a realização da obra e a aquisição de equipamentos e utensílios necessários.

“A central de distribuição de alimentos é o local onde serão recebidos os produtos do PAA e PNAE, lá também serão aceitas doações de produtos adequados para consumo advindas de supermercados e feiras”, conta a coordenadora do setor de segurança alimentar e nutricional, Zenilda Lemos de Souza.  A unidade de distribuição de alimentos contará com câmaras frias, refrigeradores e equipamentos para processar os alimentos, transformando em produtos como sucos e geleias. De acordo com Zenilda, além de ser um local de entrega e distribuição, a unidade também será um local para mini processamento de alimentos.

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, foi conferir o trabalho da empresa responsável pela obra e falou da importância da construção da unidade de distribuição de alimentos para a geração de renda aos produtores rurais do município. “Atualmente a prefeitura conta com 40 produtores rurais cadastrados no PAA, programa que fornece alimentos para os Centros de Referência da Assistência Social (Cras I, II e III), Casa Nova Canaã, Associação Canoinhense de Deficientes (ACD), Lar do Idoso Stelitta Pacheco Costa e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Futuramente esses produtores também serão responsáveis pelo abastecimento da Cozinha Comunitária, construída no Campo da Água Verde. Com a implantação da Unidade de Distribuição de Alimentos serão atendidos aproximadamente 100 agricultores, entre fornecedores do PAA e do PNAE, gerando renda às propriedades rurais e mais qualidade de vida para as famílias, estudantes e entidades atendidas nos programas em nosso município”, disse o prefeito.

A unidade de distribuição de alimentos contará com espaço para carga e descarga de produtos; vestiários; sala de administração e de nutricionistas; sala para recebimento e pesagem de produtos; local para triagem e higienização de alimentos; depósito de insumos, armazenamento de pallets, monoblocos, higienização de pallets e monoblocos; além de salas para acondicionamento; expedição; processamento; câmara refrigerada; câmara de congelamento e local de estoque de não perecíveis.