Epagri realizou Encontro Regional da Cultura da Videira em Porto União

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Nesta quarta-feira, 4, a Epagri realizou o II Encontro Regional da Cultura da Videira no salão da comunidade do km 13, no município de Porto União. Estiveram presentes 70 pessoas, entre agricultores e técnicos do Planalto Norte Catarinenses e estudantes da Casa Familiar Rural sediada em União da Vitória – PR. As atividades decorrem durante todo o dia, com três palestras com pesquisadores da Epagri – Estação Experimental de Videira, um dos principais centros de pesquisa em uva do país, e por último uma visita a um parreiral orgânico com cultivo protegido.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo pesquisador André Kulkamp de Souza, da Epagri de Videira, que apresentou ao público os estudos desenvolvidos pela Epagri e instituições parceiras com o melhoramento de uvas viníferas para resistência a doenças, as chamadas variedades PIWI. O segundo espaço do dia foi ministrado pela pesquisadora da Epagri de Videira Cristiane de Lima Wesp, que abordou a produção orgânica de uva, atualizando o público presente sobre diversos aspectos desse tipo de produção tais como variedades adaptadas, manejo de solo, tratamentos, cultivo a campo e cultivo protegido.

A terceira palestra do encontro abordou o principal desafio da produção de uva no sul do Brasil, o Declínio e Morte de Videira, ministrado por Alexandre de Menezes-Netto, pesquisador da Epagri de Videira, que expos o complexo de pragas e doenças que podem levar a esse problema, medidas preventivas como controle de plantas hospedeiras, insetos, uso de porta-enxertos, preparo do solo e manejo do parreiral. No final da tarde, os presentes visitaram a propriedade de Alcir e Eliane Freisleben, produtores orgânicos de uva, que utilizam o cultivo protegido desde 2014 em mais de 20 variedades de uva, destacando-se a Niágara Rosada e Branca, Isabel Precoce, Moscato Bailey e Poloski.

Esse evento foi uma parceira entre a Epagri – Escritório Municipal de Porto União, Gerências Regionais de Canoinhas e Mafra, Estação Experimental de Videira; a Associação dos Produtores Ecológicos de Porto União – Afruta e a comunidade do km 13.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta