CDL rumo ao futuro com novos desafios

·
Atualizado há 7 anos

Após quatro anos ocupando a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas Porto União da Vitória, é com muito orgulho que transmito o cargo a um colega como o Artibano Nhoatto que, desde a sua chegada na Diretoria da CDL, foi incansável na ação do companheirismo. O encerrar minha gestão não se restringe ao fechamento e a abertura de ciclos: representa, isso sim, a ampliação dos processos de transformação adotados na CDL nos últimos anos, para os quais foram imprescindíveis o talento e a dedicação de dezenas de colegas, dirigentes e associados, nas diversas etapas de cada um dos inúmeros desafios encarados pela entidade. Juntos, nos mobilizamos contra o descaso da política nacional, quando a corrupção atingiu seus piores níveis e, como consequência, a pior crise que o Brasil já viveu e está vivendo.

Nesses últimos anos, nossa Sede passou e passa por constantes melhorias e manutenções. A mais importante reforma aconteceu no Salão de Festas, totalmente reformulado e equipado.

Ao optarmos pela ampliação dos horizontes da ação do companheirismo através de sólidos investimentos em qualificação e valorização profissional, firmamos nossa parceria com o Senac e com o Sebrae, trazendo treinamento de alto nível e com custo extremamente baixo, para os colaboradores das nossas empresas e seus gestores. Nossos eventos foram destaque nesses anos da nossa gestão como Compre do Pequeno Negócio 2015, Semana do Empreendedor 2015 e 2016 (Parcerias com o Sebrae), o tradicional Jantar das Mães, Liquida de Inverno 2016, no antigo Shopping. A também tradicional Carreata e Chegada do Papai Noel foi sofrendo alterações nos últimos três anos, com uma boa produção incluindo telão e som de ótima qualidade, com sorteio de bolas, bicicletas e lançamento de balas, inclusive Balas Premiadas, recheadas com vales compras para serem gastos nas lojas associadas. Esse evento atrai um público estimado em mais de 2 mil pessoas e conta com a parceria da Acipu e Prefeitura de Porto União, que montam um palco uma semana antes da Festa do Xixo, com o propósito de nos ceder o espaço para o evento da CDL.

Em relação ao desenvolvimento regional, a CDL também foi parceira na implantação do ponto de atendimento Sebrae, juntamente com a Aceuv e a Uniguaçu. Parceria essa que já vem trazendo bons resultados, desde sua inauguração em julho deste ano. Também com essa parceria, foi dado início à Escola de Líderes, onde eu, mais dois diretores da CDL, junto a outras aproximadamente 30 lideranças da região doam aproximadamente 20 horas mensais para aprender, estudar, debater e elaborar um Plano de Desenvolvimento Regional Integrado, totalmente plausível e adequado a realidade da nossa Região.

Sobre a experiência de ser diretor ou presidente da CDL?  O cargo é diferente mas a responsabilidade é a mesma. Vencer este enorme desafio, manter as conquistas até aqui obtidas e promover os avanços necessários em sintonia com os novos tempos, não é tarefa para uma só pessoa. Lutamos juntos pela ampliação da participação de um número cada vez mais expressivo de colegas no destino na nossa entidade. Amparado pela experiência e pelo exemplo dos pioneiros fundadores e na nossa capacidade de percebermos oportunidades de melhorias, integradas às novas realidades tecnológicas que estão transformando totalmente as relações sociais e políticas em menos de uma década, não medimos esforços para colocar a CDL no rumo do futuro.

Ao encerrar, quero agradecer o trabalho de todos os funcionários que estão ou estiveram trabalhando Conosco durante a gestão e que contribuíram com a sua dedicação e esforço para a nossa entidade ter o reconhecimento e a credibilidade que sempre teve. Agradeço também aos associados que contribuíram com suas sugestões e críticas construtivas, sendo fundamentais para o sucesso dessa gestão que se finda. Agradecimento especial à minha família, extensivo aos familiares dos meus colegas diretores, que entenderam nossa falta em vários momentos importantes, bem como nos incentivaram e nos deram apoio na nossa jornada voluntária na CDL. Com gratidão à Deus, que me deu saúde e luz em toda essa jornada.

Assim, encerro minha gestão não na forma de despedida. Pelo contrário, saúdo a nova presidência e me coloco à disposição, agora como Diretor Substituto, para ajudar na continuidade de um trabalho que tive a honra de liderar nos últimos 4 anos, sendo 3 anos da atual gestão. Pelo inesquecível, muito obrigado!

Por Luciano Karpovisch, empresário e foi presidente da CDL (2012-2016)