EMPÓRIO DO EMPRESÁRIO: O empresário que entretém a milhões

·
Atualizado há 7 anos

Pelo título ficou fácil adivinhar de quem estamos falando, isso mesmo Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos. Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1930, filho de um grego e de uma turca judia, o empresário é dono de inúmeras empresas, entre elas da Liderança Capitalização (administradora da Tele Sena), da Jequiti Cosméticos, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), além do Baú da Felicidade.

Serviu o exército em 1948, mais especificamente na Escola de Paraquedistas, no Rio de Janeiro e, segundo o empresário, vendia capas de títulos de eleitor para fazer um rendimento extra, após, se formou em contabilidade, juntamente com seu irmão.

Em 1962 iniciou seus trabalhos na TV Paulista, com o programa Vamos Brincar de Forca, que teve grande repercussão levando-o a comandar seu próprio programa aos domingos no horário das 12 às 14 horas. Concomitantemente, Silvio Santos iniciou outros empreendimentos, comprando os direitos do Baú da Felicidade, que comercializava presentes de Natal colocados num baú, vendidos a prestação. Após uma reforma no modelo de negócios, o empreendimento começou a vender títulos de capitalização e realizar sorteios. Após algum tempo a TV Paulista foi vendida à rede Globo e segundo seus novos diretores o programa Silvio Santos, distoava da grade de programação o que fez com que ele perdesse visibilidade. Conta a história que se Roberto Marinho não houvesse insistido, Silvio Santos já em 1972 teria saído da Rede Globo.

Em 1975 sai da Rede Globo e vai para a Rede Tupi, e ali inicia seus trabalhos políticos e burocráticos para aquisição de sua própria rede de TV e no mesmo ano o presidente Geisel assina o decreto que outorga a Silvio Santos o canal 11 no Rio de Janeiro, com o nome de TVS (TV Studio). Naquele momento, o programa era transmitido por ambas, a TVS e TV Tupi. Após a falência da TV Tupi, em 1981 Silvio Santos obtém a licença para operar o canal 4 em São Paulo, através da TVS, também, quando transforma o canal em SBT, definitivamente.

Já em 1988, anuncia em seu programa sua candidatura a prefeito de São Paulo, o que não se confirma posteriormente. Em 1989 anuncia sua candidatura a presidência da República, pelo partido PMB, era líder nas pesquisas e por intervenção do hoje famoso, Eduardo Cunha, o partido foi extinto e a candidatura de Silvio Santos inviabilizada.

Aos 86 anos, a serem completos em 12 de dezembro deste ano, dono de uma fortuna de R$ 4 bilhões, Silvio Santos já planeja a transição de suas empresas e de seu programa, justamente por esse motivo, vemos sua filha Patricia com muito mais frequência nos meios de comunicação.

Um brasileiro formidável, como poucos.

Alvaro Concha

Consultor de empresas

alvaroconcha@gmail.com