ESPAÇO CULTURAL: “Troféu Mulher”

·
Atualizado há 7 anos

Por Therezinha Wolff

Um número pequeno de mulheres, doze para sermos exatos, deram início em 1995 ao Conselho da Mulher Executiva de União da Vitória.

A iniciativa de atitudes assim importantes veio a baila após a participação da empresária local Gertrud Gehrke, no XV Encontro Estadual de Conselhos da Mulher Executiva do Paraná.

Com incentivo do então presidente da Associação Comercial e Industrial, senhor Jorge Mallon, os objetivos iniciais foram traçados para, em curto prazo, valorizar a cidade, seus produtos e sua gente através de amplas campanhas.

Criatividade, dedicação e empenho do Conselho da Mulher Executiva que partiu para a elaboração e execução de projetos os quais, encurtando caminhos logo atingiria as finalidades as quais se propunha.

Foram inúmeros os projetos e parcerias feitas com a Associação Comercial, o Instituto Ambiental do Paraná, a Prefeitura Municipal através das secretarias de Urbanismo, Agricultura, Ação Social, Educação e Saúde, com o Lions, o Rotary, com a Academia de Letras do Vale do Iguaçu, as instituições filantropicas, o 5º BEC, os clubes sociais, enfim com as pessoas que comungando as ideias e propósitos do Conselho com ele se envolveram.

Projetos como “Expounião”, “Feira de Oportunidade”, “Feira de Pratos Típicos”, “Balcão de Negócios”, “Visual 2000”, “Ajardinamento do Calçadão”, “Homenagem a Bandeira” com desfile de todas até hoje adotadas e incineração daquelas em mau estado, “participação no Plano Nacional de Municipalização do Turismo” com recebimento do Selo para o Município, concurso escolar de desenho sobre “Pontos Turísticos de União da Vitória”, coleta da pesquisa de opinião feita por academicos de Turismo da UNIUV, lançamento da “Rota das Cachoeiras”, editoração e lançamento das cartilhas “Zeca Bandeira”, “Assim Nasceu Porto União”, “Hinário Cívico” e livro “Pegadas Amigas”, entre tantos outros projetos.

De 1998 a 2003 o Conselho da Mulher idealizou e concretizou o projeto “Troféu Mulher”, realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com entrega às mulheres que se destacaram nos setores de saúde, educação, nas áreas social e empresárial de nossas cidades.

Um projeto cuja escolha, inicialmente, a cargo de cada uma das instituições, em data pré estabelecida. Nomes escolhidos então apresentados em reunião geral do Conselho da Mulher Executiva e das instituições participantes.

Feita uma triagem através de votação quatro nomes eram definidos para receber o ‘Troféu Mulher’. Entregue em jantar festivo com a presença de familiares e convidados.

Nos seis anos que esteve em evidência o “Troféu Mulher”,  na área da saúde coube as senhoras Izabel Martins, Salime Farah, Azelir Pellegrini, Maria Cristina Metzler, Marli Mafezzoli e Valdete Pacheco.

Pelo entusiasmo e dedicação as causas educacionais foram homenageadas as senhoras Ivete Mazzalli, Leonice Martins Hirsch, Aldair Muncinelli, Delci Christ, Djanira Pasqualin e Therezinha Wolff.

Pela abnegação e empenho junto as causas sociais receberam o “Troféu Mulher’ as senhoras Anelise Schwartz, Jacira Fischer, Irmã Dionizia, Fahena Horbatiuk, Zilá Fernades Luiz e Maridalva Zanetti.

Destaques, como lideranças que superam dificuldades, na área empresarial foram homenageadas com o Troféu Roseli Wengerskiewicz, Irene Hirzinger, Ivone Sedano Rodrigues, Maria Zipperer, Alice Ihlenfeld e Maria Daluz Augusto.

Em 2003, o projeto “Troféu Mulher” teve a participação da Câmara da Mulher Empresária de Porto União.

Somando esforços e comungando ideias proporcionaram em noite inesquecível, no Clube Apolo, momentos de alegria, exemplos de reconhecimento àquelas pessoas que dentro da vida moral, da espiritualidade e da responsabilidade tem por principio “Não saiba a mão esquerda aquilo que faz a direita”.

Hoje, o Conselho da Mulher Executiva de União da Vitória, que vem dando continuidade ao trabalho de congregar empresárias do comércio, da industria, as lideranças e profissionais liberais sempre procurando desenvolver-lhes o espírito associativo de iniciativa, de servir ao grupo e a sociedade como um todo, precisa rever a importância de um projeto como o “Troféu Mulher”, especialmente pelo exemplo deixado às novas gerações.

Somos parte integrante de uma sociedade onde o ritmo de vida se acelera em muito. E há alteração da vida na dedicação ao trabalho que se executa e em parte ele se empõe pelas exigências, também atingido pelos padrões morais resultantes de um processo econômico egoista que rompe com o passado sem que se faça a avaliação dos valores básicos.

A importância no saber agradecer pelo exemplo, permanece. Seja ele em qualquer patamar social.