Existe a idade ideal para aprender novos idiomas?

Você tem filhos e já se preocupa com o futuro profissional deles? Neste artigo descobrirá se existe a idade ideal para aprender novos idiomas. E quais as melhores línguas para seu filho aprender

estudos-criancas-linguasHá alguns anos que dominar uma segunda língua deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência, especialmente quando falamos do inglês. Muitas empresas exigem o inglês como requisito básico e em alguns casos uma terceira língua também.

Foi-se o tempo em que contar apenas com um diploma universitário era sinônimo de garantir um bom futuro profissional. Quanto mais qualificações uma pessoa tiver, melhores serão suas chances competitivas no futuro.

Por isso, procurar uma escola de idiomas para seu filho, ainda criança pode ser uma boa escolha. Mas, será que existe a idade ideal para aprender novos idiomas?

Qual a idade ideal para aprender novo idioma?

Se você é pai ou mãe de uma criança, certamente se preocupa com o futuro dele, e já deve ter pensado em matriculá-lo em um curso de idiomas. Mas também deve saber como a infância é um período importante, que precisa ser aproveitado, e pode estar com medo de apressar as coisas.

Diante deste impasse muitos pais se perguntam se existe uma idade ideal para aprender idiomas novos e, a resposta é sim. Segundo um estudo recentemente realizado por profissionais do MIT – Massachusetts Institute of Technology, a melhor época para uma pessoa aprender uma nova língua é entre 0 e 18 anos.

O estudo comprovou que este é o período em que as crianças conseguem absorver melhor regras gramaticais. Entre esse período, a idade ideal para aprender uma nova língua, segundo o estudo é no máximo até 10 anos.

Os jovens que participaram do estudo ajudaram a comprovar que, entre os 17 e 18 anos (idade limite para um bom aprendizado), eles estão no topo da curva de aprendizagem gramatical ou de um segundo (ou mesmo terceiro) idioma.

Passada a idade de 18 anos, continua sendo possível obter um bom aprendizado, mas este será mais difícil, podendo se tornar impossível adquirir uma boa fluência, como os nativos da língua, por exemplo.

Conforme mostrou o estudo, para que seja possível o aluno conseguir uma boa fluência, tanto na escrita como na fala, o ideal mesmo é que se comece o mais cedo possível.

Como funciona o ensino de um novo idioma para crianças?

Quanto menor for a criança, mais lúdica e interativa será a aprendizagem. Boas escolas de idiomas ensinam novas línguas através de histórias, desenhos animados, músicas e mais uma série de brincadeiras que despertem a atenção dos pequenos e tornem o aprendizado mais fluido e funcional.

Por isso, é importante conhecer bem a escola antes de matricular seu filho. No entanto, vale dizer que, quanto mais cedo ele começar a aprender uma nova língua melhor, mas é importante que os horários da criança sejam planejados com cuidado, para que ela não se sobrecarregue e acabe tendo problemas em outras áreas de sua vida.

Qual a melhor idioma para meu filho aprender?

Como dissemos no início deste artigo, o inglês deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência há alguns anos. Portanto, se você quiser que seu filho tenha uma vantagem maior quando se tornar um adulto em busca de uma profissão vale investir em línguas ‘pouco usuais’, ou seja, sair um pouco do padrão inglês e/ou espanhol.

Algumas boas opções são os cursos online, então você pode optar por curso de alemão, francês e chinês, saindo um pouco do inglês, que é mais usual.

A vantagem de estimular o alemão, por exemplo, desde cedo, é que esse idioma pode impulsionar muito a carreira do seu filho futuramente, conforme artigo publicado pela Babbel.

Ou seja, se seu filho chega sabendo várias línguas, como o inglês e mais uma adicional, como o alemão, já começa com uma vantagem competitiva entre os demais candidatos no mercado de trabalho.

Fontes:

https://pt.babbel.com/curso-de-alemao-online

https://www.bbc.com/

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta