Liderança Servidora! - Vvale

Liderança Servidora!

Agnaldo Camilo Monteiro, Gerente Executivo do Senac União da Vitória e São Mateus do Sul
Agnaldo Camilo Monteiro, Gerente Executivo do Senac União da Vitória e São Mateus do Sul

No mundo empresarial e comercial existem vários tipos de líderes: o carismático, o autocrático e democrático e muitos outros. Hoje gostaria de esclarecer alguns pontos sobre o Líder Servidor, praticante da Liderança Servidora. Para simplificar e exemplificar, este tipo de liderança foi praticada e fundamentada na pessoa de Jesus Cristo. Mesmo após dois mil anos Ele continua influenciando uma grande massa. Também esse tipo de liderança foi muito bem discorrido no “best-seller” O monge e o executivo, do escritor James C. Hunter.

O livro colocava que, liderar é servir. Outro simples exemplo seria, basta recordarmos nossos professores que ministravam suas aulas sobre um tablado, símbolo de poder, os que detinham o conhecimento. Hoje esse paradigma está sendo rompido. Posso destacar o novo modelo pedagógico do Senac PR, onde o instrutor é a “peça” fundamental indicando o caminho para os alunos fazerem suas descobertas. Assim, o aluno sai de coadjuvante e passa a ser o protagonista de todo processo educacional. Destaco também que neste processo, o instrutor não se exime de suas responsabilidades, e sim, é formada uma forte parceria para a descoberta do novo e assim criar possibilidades para a aprendizagem.

Voltando ao mundo corporativo, aquele chefe que só cobrava por metas e dava ordens, hoje podemos dizer que foram substituídos por influenciadores estratégicos. São líderes preocupados com sua equipe na realização pessoal e profissional de seus liderados. Se coloca a disposição sempre que necessário. Um parêntese, não pensem que o líder servidor é alguém passivo a tudo, eles cobram na hora certa e elogiam sempre que é necessário, tudo na dosagem correta, valorizando o potencial de cada integrante. Isso fortalece e motiva a equipe.

Uma das características dessa liderança, é incentivar e persuadir para que a equipe seja criativa e que obtenha o autoconhecimento, assim as ideias e ações se renovam a cada dia.

Muitos especialistas garantem que não é fácil ser um líder servidor e sim, é uma tarefa árdua e desafiadora. Pensando nisso, existem vários treinamentos que são capazes de desenvolver essa aptidão. Os cursos de PNL – Programação Neurolinguística, Líder Coach e Psicologia Cognitiva Comportamental.  Ou seja, é importante se qualificar sempre e desenvolver tais aptidões.

Finalizando, o Líder Servidor é aquele que serve, que usa o poder da persuasão, que inspira sua equipe, que é exemplo e caminha junto com ela em busca do sucesso em conjunto.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta