Nove dicas para o empreendedor - Vvale

Nove dicas para o empreendedor

Impossível dizer que exista um caminho infalível para o sucesso de uma empresa. Também é arriscado prescrever receitas genéricas para o crescimento. Quando criei minha empresa, em 1998, tinha uma carteira de clientes bastante reduzida e um desafio enorme: crescer em um mercado complexo e com concorrentes estabelecidos. Passadas quase duas décadas, julgo ter aprendido bastante e tomo a liberdade de apresentar uma lista de itens que considero importantes para quem empreende.

Goste de gente – Tenha paixão pelo que faz e gosto por liderar equipes, fazendo com que todos cresçam. Acorde todo dia pensando em algo que é preciso melhorar e inclua sua equipe na busca da conquista desse objetivo.

Tenha um diferencial – Destaque aquilo que faz seu negócio diferente. Atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem tornar um cliente fiel.

Assuma riscos, mas não altere a receita – Empreender é sempre arriscado. É preciso mudar e inovar sempre, mas preservando as características que fazem sua empresa ser diferente das demais.

Seja transparente – A credibilidade de uma empresa se constrói com atos de justiça e honestidade. Prometer apenas o que pode ser entregue é essencial.

Tenha visão de negócio – O empreendedor precisa olhar para o futuro, ter clareza de onde quer chegar e ter metas claras. Não veja o negócio apenas como um emprego com uma renda mensal.

Preocupe-se com o ser humano – Um negócio não deve estar baseado apenas em resultados financeiros. É preciso considerar o beneficio que o produto vai gerar e saber que ele vai melhorar a vida das pessoas.

Esteja informado – Não pare de se aperfeiçoar. Tenha foco no produto e busque todo o tipo de informação relacionada às dificuldades das pessoas e dos clientes.

Saiba se reinventar – O empresário deve ter a capacidade de se reinventar após uma expectativa frustrada. Quando isso ocorre é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente.

Seja paciente – Todos nós esperamos por resultados rápidos, especialmente no início do negócio. Mas um bom negócio não é concretizado da noite para o dia. É preciso ter paciência para encontrar a fórmula certa para cada etapa da negociação.

Pedro Assis – Presidente da Agemed Planos de Saúde 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta