OPINIÃO: Respeito educa

·
Atualizado há 7 anos

Por Valdir Rossoni

Esse discurso ideológico rançoso que separa direita e esquerda, conforme a conveniência, não se encaixa no cenário atual em que os jovens estão cada vez mais participativos na política, e querem debater e manifestar suas opiniões. Isso é saudável para a consolidação da democracia e reflete os tempos modernos.

O que não dá para aceitar são os radicalismos e a desordem, que não servem para nada além de desestabilizar o País. Se cada um exercer seus direitos até o limite do direito do outro é possível uma convivência pacífica das diferentes linhas de pensamento.

No caso das invasões de escolas, o que está em jogo é o direito constitucional que os alunos têm de ir para a escola aprender e uma obrigação do Estado. Esse é o apelo que a grande maioria de pais, alunos, amigos, vizinhos, enfim, a comunidade está fazendo quando pede a desocupação das escolas. É um direito que precisa ser respeitado, acima de tudo.

Nesta hora, o ensinamento de Paulo Freire deve ser um guia das nossas atitudes: Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Valdir Rossoni é chefe da Casa Civil do governo do Paraná e deputado federal licenciado