OPINIÃO: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

·
Atualizado há 8 anos

No período de 21 a 28 de agosto comemora-se em todo o Brasil a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A Apae de União da Vitória aproveita esse momento através do seu programa Apaeano de Prevenção (PAP) que têm como missão a promoção da saúde, incluindo medidas preventivas da deficiência nos níveis primário, secundário e terciário. Ao longo da semana o programa intensificará suas ações de campanhas contínuas e divulgações constantes nos vários segmentos sociais.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde existem aproximadamente quinhentos milhões de pessoas com deficiência no mundo e 70% delas poderiam ser evitadas por meio de ações preventivas. Enfatizamos que essas ações preventivas têm um menor custo se comparado à reabilitação necessária para a melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência, bem como diminuem ou evitam a incidência de deficiências, decorrentes, na sua grande maioria, pela falta de informação.

Estas ações preventivas envolvem alguns cuidados antes, durante a gravidez, no momento do parto, depois do nascimento do bebê e ao longo do desenvolvimento da criança. São cuidados como evitar o casamento consanguíneo, fazer o pré-natal, evitar o uso de álcool, fumo e outras drogas durante a gestação, levar o filho para realizar a triagem neonatal, que inclui procedimentos importantes como teste do pezinho, orelhinha, olhinho, mãezinha e coração.

Entre várias ações do programa Apaeano de prevenção já realizadas durante esse ano, destacamos, ainda, que no dia 6 de outubro a equipe multidisciplinar da saúde realizará, em parceria com a Uniguaçu, o lll Seminário Apaeano de Prevenção de Deficiência com as palestras “Aconselhamento Genético” com o Dr. Rui Fernando Piloto e “A Era Digital e a Infância Perdida – Como a Tecnologia Afeta o Desenvolvimento Infantil” com a Dra. Mariane Wehmuth.

A prevenção ainda é o melhor remédio, razão pela qual a equipe multidisciplinar da Apae de União da Vitória vem investindo na disseminação do conhecimento sobre prevenção das deficiências.

Mariana Gabriele dos Santos

Terapeuta Ocupacional – CREFITO 7018 – TO

Coordenadora do Programa Apaeano de Prevenção – PAP

Loriane Pereira Horn

Fisioterapeuta CREFITO – 95629-F

Vice Coordenadora do Programa Apaeano de Prevenção – PAP

Maristela Talamini

Assistente Social

CRESS- 2852