RETIRO DO EMPRESÁRIO: Avô rico, filho nobre, neto corrupto

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Atualizado há 7 anos

Nascido filho de fazendeiros, no interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Jaú, no ano de 1909, Sebastião Camargo, estudou somente até o 3º ano do ensino fundamental. Com o falecimento de seu pai o patrimônio da família foi se acabando e aos 17 anos viu-se obrigado a trabalhar. Começou levando terra com uma carroça, puxada por um burro, e levando terra para ajudar a construir estradas pelo interior do estado, prosperou e acabou comprando a segunda carroça. Levando a carroça e tirando à pá a terra que transportava, Sebastião aprendeu seu oficio e também observou a como fazer terraplanagem, ainda como funcionário de seus próprios irmãos.

Aos 27 anos abre sua primeira empresa de construção civil, no centro da capital paulista, juntamente com um sócio, Sylvio Correa e 4 anos mais tarde, ganha uma licitação para a sua primeira grande obra, a construção de uma rodovia de 12 quilômetros e que deveria ser entregue em um ano e meio, numa cidade do interior paulista, Apiaí. Para a obra a empresa adquire seu primeiro trator o que lhe conferiu vantagem competitiva e tecnológica perante seus concorrentes.

No ano seguinte a empresa é novamente contratada, agora pela iniciativa privada, para construir um túnel em minas de carvão, na cidade de Cambuí, no interior do PR. E assim se seguiram, os trabalhos, até quando o presidente Juscelino Kubitschek anunciou a construção de Brasília, tornou-se o sonho de Sebastião Camargo… Porém, no momento da licitação um dos assessores do presidente informa a Sebastião, que infelizmente sua empresa está fora de cogitação de participar dos trabalhos, pois não possuía máquinas suficientes, considerando que as obras da nova capital eram faraônicas, como até hoje… Sebastião pediu 3 dias de prazo e no terceiro dia, a Camargo Correia desfilou com mais de 100 tratores pelo serrado brasileiro, mostrando que já não era mais uma empresa iniciante. Ganhou assim a oportunidade de abrir as estradas que unem a capital ao resto do país, sendo subcontratada, por um período de 6 anos.

Quando a Camargo Correia construiu sua primeira usina hidrelétrica, em Jupiá, a empresa teve que construir uma cidade para abrigar os 12 funcionários que a obra exigia. A partir de então a empresa se transforma num conglomerado de empresas, produzindo cimento, tecnologia, atuando no ramo de aviação, engenharia, entre outros. Algumas obras importantes da Camargo Correia: a Ponte Rio-Niterói, o metrô de São Paulo, a Transamazônica, a Rodovia Imigrantes, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre outras.

Sebastião morre em 1994, aos 84 anos de acidente aéreo, na cidade de Itirapina, no interior de São Paulo, deixando uma fortuna de US$1,3 bilhão, esposa e 3 filhas.

Alvaro Concha

Consultor de Empresas

alvaroconcha@gmail.com