RETIRO DO EMPRESÁRIO: O empresário dos doces

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Atualizado há 7 anos

Pouca história pode ser contada desse empresário que é um sucesso, justamente por sua pouca idade e, sucesso, por atuar num setor em que apostou ser totalmente sazonal.

Alexandre Tadeu da Costa, nasceu em São Paulo e hoje vive em Barueri, na grande capital paulista, e aos 17 anos de idade começou a vender chocolate quando recebe uma encomenda de 2.000 ovos de chocolate de 50 gramas cada, seu sonho tinha se tornado realidade, ainda nessa tenra idade. O problema é que a fábrica que produzia os ovos, não fabricava mais naquele tamanho e Alexandre ficou de mãos abandando, o que parecia um sonho virou pesadelo. Procurou em mais de 20 atacadistas da cidade e para não perder o cliente e nem o pedido ficou 3 dias inteiros em casa, 18 horas por dia, produzindo a encomenda. Entregou a mercadoria e com o dinheiro da venda iniciou seu negócio próprio, que viria a ser a Cacau Show.

Ao completar seus 18 anos, ganhou um fusca branco de seu pai, que tirou os bancos de trás do carro servindo assim de veiculo de transporte de sua mercadoria, era seu primeiro veículo utilitário. O ano era 1988 e o país prometia ser o país do futuro, hora de investir. Apostou em máquinas importadas, capacitação e atenção aos seus funcionários. Sua primeira loja surgiu em 2001 e hoje é uma das maiores redes de lojas de venda de chocolates finos do mundo, contabilizando 2.000 lojas, distribuídas em 1.000 municípios em todo país, vendendo produtos 100% brasileiros.

Alexandre, hoje aos 44 anos costuma afirmar que seu sucesso se deve a entrar num mercado em que ainda não haviam concorrentes e, ressalta que nunca faliu, que desejaria ter criado a marca Apple e que um dos segredos de seu sucesso foi ter se aproximado de seus funcionários tornando-os parte de sua família e respeitando-os como tal, coisa rara entre os empresários. Numa recente entrevista, lembra que comprou seu primeiro carro zero há dois anos atrás e afirma que pessoas que trabalham com amor, acabam transferindo esse sentimento aos produtos e, no final os clientes acabam sentindo essa energia e a interpretam como qualidade.

Atualmente suas 5 fábricas e as 2.000 lojas franqueadas faturam mais de R$1 bilhão por ano, produzindo 12 mil toneladas de chocolate em 5 fábricas espalhadas pelo país, uma delas em Curitiba.

Ser chocólatra é fácil, fazer sucesso, é para poucos, mas fazer fortuna, do zero, vendendo produtos inovadores ainda que tenham 2.000 anos de história (como é o caso do Chocolate) é coisa para mais poucos ainda…

Alvaro Concha

Consultor de Empresas

alvaroconcha@gmail.com