RETIRO DO EMPRESÁRIO: Um empresário do Varejo

·
Atualizado há 7 anos

Sabido como um dos homens mais ricos do Brasil já há tempos, Abilio Diniz nasceu em São Paulo, em 1936 (completou seus 80 anos no ano passado), filho de imigrantes portugueses que chegaram ao país em 1929 e desde então, se instalaram naquela cidade. Em 1948 , seu pai, inaugura uma doceria, ao melhor estilo português, chamada de Pão de Açúcar.

Graduado em Administração, em São Paulo, iniciou seus trabalhos na área de vendas, e aos 23 anos fundou seu primeiro supermercado, iniciando assim o Grupo Pão de Açúcar, abrindo a segunda loja, 4 anos mais tarde, e  adquirindo, em 1965 a rede Sirva-se e a Peg e Pag.

Passou pelas décadas de 80 e 90 de maneira conturbada, pois o grupo Pão de Açúcar precisou decidir quem seria seu próximo presidente. O embate somente se decidiu em 1994, quando o controle acabou ficando com Abílio, o problema é que o grupo estava quase na falência. Além disso, em 1989, foi seqüestrado e passou por 6 dias em cativeiro, por um grupo que se intitulou Movimiento de Izquierda Revolucionária.

Adepto dos esportes, sempre jogou futebol, onde se destacava na posição de goleiro e em 1970 disputou as Mil Milhas de Interlagos, juntamente com seu irmão, Alcides e venceu a disputa. Além disso, em 1994, ou seja, aos 58 anos, disputou a Maratona de Nova Iorque.

Na década de 2000 decide abrir o capital da empresa e se associa ao grupo frances Casino, que adquiriu, então, 24% do capital do grupo, abrindo mão da presidência executiva e passando a ser o presidente do Conselho Administrativo do grupo. Em 2009 o grupo adquire a rede Ponto Frio e em 2010 o grupo Casas Bahia. Além de comprarem aproximadamente 6% das ações do grupo Carrefour S.A., por R$ 1,8 bilhão, tornando-se o terceiro maior acionista da companhia.

Em seu auge, o grupo Pão de Açúcar foi dono das seguintes redes de supermercados: Extra, Extra-Eletro, Comprebem, Sendas, Assai, Casas Bahia e Ponto Frio.

Atualmente não é mais presidente do grupo Pão de Açúcar, porém é o diretor presidente do conselho da BRF – Brasil Foods (donas das marcas Sadia e Perdigão, 3ª e 17ª marcas mais valiosas do Brasil) e membro do Conselho de Administração do grupo Carrefour. Formou uma família de seis filhos (4 com a primeira esposa e dois com a segunda) e uma fortuna de aproximadamente US$ 3,9 bilhões é uma das figuras mais carimbadas da revista Forbes, quando o tema é Brasil, ao aparecer na lista dos mais ricos, nos últimos 10 anos consecutivamente.

Tido como um empresário enérgico, muito talentoso e que tem muita vontade de colocar a mão na massa, espera-se que agora no comando, Abílio Diniz ponha o grupo Carrefour no mesmo patamar do grupo Pão de Açúcar na década de 80: o maior do varejo brasileiro. Estamos torcendo.

Alvaro Concha

Consultor de empresas

alvaroconcha@gmail.com