Casan avança na recuperação do abastecimento de Xanxerê e região

·
Atualizado há 9 anos

Três dias depois do tornado que atingiu o Oeste, a agência da Casan da cidade mais afetada, Xanxerê, avalia que a maior parte dos moradores está com fornecimento de água.

“De forma emergencial conseguimos que a maioria das residências com caixa de água fosse reabastecida. Agora continuamos o trabalho para que o sistema de abastecimento seja regularizado”, explica o chefe da agência, Paulo Baldi. A Casan trabalha com a expectativa de que no sábado o fornecimento de água esteja praticamente recuperado. Bairros que dependem da captação em poços, e que estavam sem energia até a noite desta quarta-feira, como Pinheiro, Nossa Senhora de Lourdes e Primo Tacca, também voltaram a receber água na manhã desta quinta-feira, 23.

“A empresa de energia está providenciando postes alternativos e com isso podemos fazer com que os poços voltem a funcionar. O trabalho conjunto de todas as instituições é fundamental nesse momento”, complementa Baldi.

Desde terça-feira, 21, com o apoio da Defesa Civil e do Exército, os técnicos da Casan percorrem casa por casa, para retirar escombros que cobriam os cavaletes e fechar registros que deixavam a água escorrer, prejudicando o retorno da pressão no sistema de abastecimento.
“Foi um trabalho de formiguinha para evitar que as tubulações rompidas ficassem jogando água fora”, conta Baldi. Segundo ele, o trabalho é realizado durante o dia e à noite, com equipes operacionais e também funcionários dos setores administrativos deslocados para atuar em campo.Cerca de 20 pessoas da equipe da Casan de Xanxerê, de Catanduvas e de Chapecó, assim como da Superintendência Regional do Oeste estão envolvidas na recuperação do abastecimento na cidade.

Em função do tornado e da interrupção de energia, a Casan também teve problemas no fornecimento de água nos municípios de Ponte Serrada, Chapecó, Concórdia, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Seara, Xavantina, Xaxim e Marema.
Situação do fornecimento de água em outras cidades:

Ponte Serrada

A energia elétrica só retornou no final da tarde de quarta-feira, 22, permitindo a retomada do abastecimento de água no centro da cidade. No Bairro Cohab, que possui cinco setores e é a região mais afetada pelo vento, a normalização está previsto para o final de semana. A equipe da Casan está intercalando o abastecimento entre os mroadores, para evitar a falta de água nas partes mais altas, já que há um alto consumo para limpeza dsa residências.

Chapecó

O abastecimento foi prejudicado pela falta de energia e ainda não está normalizado. Os bairros Esplanada, Universitário e Seminário, que ficam nas áreas mais altas do município, e apresentavam dificuldades até á tarde de ontem, voltaram a receber água. Porém o Bairro EfapiI ainda apresenta problemas no abastecimento, com previsão de retorno neste sábado, 25.

Concórdia

O Sistema de Abastecimento de Água de Concórdia também foi afetado pela falta de energia e tem previsão para entrar em funcionamento regular também nesta sexta-feira, 24.

Passos Maia

O sistema de abastecimento ficou sem energia das 15h do dia 20/04 até 19h do dia 21/04. O fornecimento de água está normalizado desde quarta-feira, 22.

Bom Jesus

O fornecimento de energia só retornou às 17h desta quarta-feira, quando o sistema de asbtecimento também voltou a funcionar e está sendo normalizado.

Faxinal dos Guedes

O sistema de abastecimento ficou 25 horas sem energia elétrica. A equipe da Casan estima que 90% estejam recuperados. A ETA voltou à produção de 24 litros por segundo, mas como o uso da água aumentou em função da limpeza das casas, a vazão não está dando conta de suprir com regularidade todos os reservatórios.

Seara

O sistema foi normalizado ainda na quarta-feira, após 24 horas sem energia elétrica na cidade, interrupção na produção e distribuição de água tradada.

Xavantina

Nesta quinta-feira o sistema é considerado totalmente normalizado, após 24 horas de falta de energia.

Xaxim

O abastecimento de água foi normalizado na madrugada desta quinta-feira, 23. Apenas os bairros Bela Vista e Chagas ainda não estão com abastecimento regular, apresentando problemas com uma bomba, em função da queda de energia após os fortes ventos na região. Equipes técnicas já foram enviadas aos locais para a manutenção do buster.

Marema

A energia só foi religada às 20h desta quarta-feira e o sistema de abastecimento de água está em recuperação.