Colombo acompanha a situação das chuvas em SC

Na Defesa Civil, governador acompanha a situação das chuvas no Estado com a defesa civil

·
Atualizado há 7 anos

Monitoramento
Governador demonstra preocupação atingidos pelas chuvas

O governador Raimundo Colombo esteve na manhã de ontem na Secretaria de Estado da Defesa Civil para acompanhar a situação das chuvas no Estado. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, informou que a população precisa ficar alerta. A chuva está presente em todas as regiões do Estado, porém mais intensas no Oeste, Meio-Oeste, onde está a região de Porto União e Caçador, e Planalto Sul, aumentando à tarde no Litoral Sul e seguindo para outras regiões.

Catarinenses afetados

Segundo a Defesa Civil, em uma semana já choveu 259,2 milímetros, volume que superou o previsto para todo mês de maio em Santa Catarina. Foram registradas até o final da tarde de ontem, ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos em 47 municípios. Ao todo, 87 pessoas ficaram desalojadas, 233 desabrigadas preventivamente, 520 foram afetadas e 126 residências foram danificadas.

Já o gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, alertou sobre o risco de navegação nos próximos dias, pois a formação de um ciclone extratropical deve causar rajadas intensas de ventos em todo Litoral, especialmente entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul. “No mar, esses ventos se tornam ainda mais intensos. Então, muita atenção, o mar estará muito agitado com picos de onda de três metros, desfavorável para pequenas e médias embarcações, principalmente nesta quinta e sexta-feira”, acrescentou.

Colombo reafirma assistência ao atingidos

Raimundo Colombo disse que o alerta está sendo cumprido tanto pela Defesa Civil quanto pelos municípios enquanto houver risco de deslizamentos. A chuva ainda vai ser intensa hoje. E segue a previsão de chuva para semana que vem. “Por isso, temos que trabalhar com bastante informação e atuar de todas as formas para administrar os possíveis riscos ocasionados pelas chuvas. As barragens estão cumprindo o seu papel e estão protegendo bastante a população. Vamos continuar monitorando, informando e prestando toda assistência possível”, explicou o governador.

Bombeiros e Defesa Civil

A Defesa Civil informa que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas das casas, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal de cada município ou o Corpo de Bombeiros 193.