Defesa Civil alerta para fortes temporais e chance de granizo em SC

O radar meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina detectou, na tarde desta terça-feira,12, uma intensa linha de instabilidade sobre as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Segundo o órgão, as características são de temporais, com chuvas intensas, rajadas de vento e descargas atmosféricas e com grande probabilidade de queda de granizo nas próximas 3 horas. Na região do Litoral Norte, devem ocorrer pancadas de chuva moderadas a isoladamente fortes.

A Defesa Civil também publicou um aviso marítimo para o litoral catarinense. Até sexta-feira, dia 15, há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno acontece devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam o empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de 2 m a 2,5 m próximas ao litoral.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta