Defesa civil estadual promove palestra sobre gerenciamento de abrigos na AMPLANORTE

·
Atualizado há 10 anos

defesacivil-scEm casos de desastres naturais, como as enchentes, por exemplo, famílias que não têm condições de alugar uma casa ou que não possuem parentes e amigos que possam lhes abrigar por um período indeterminado acabam indo para os abrigos. Estes são estruturas de escolas, ginásios de esportes, entre outras, que dão condições mínimas para moradia coletiva por determinado período.

Em ocasiões como esta da última enchente de junho de 2014 em que diversas cidades foram atingidas, a defesa civil retira os moradores de áreas alagadas ou de risco e remaneja para os abrigos. Lá, a população recebe alimentação, kits higiene e outros atendimentos básicos para tentar continuar a rotina até que haja normalização da situação, com reconstrução da moradia ou realocação para áreas isentas de risco.

Mas, gerenciar abrigos não é tarefa fácil. Demanda boa vontade de voluntários, de doadores, do poder público e até mesmo de quem vai ficar temporariamente nestes locais. Por isso, a defesa civil estadual vai realizar uma palestra, no dia 1 de outubro, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, das 14h às 17h.

A palestra gerenciamento de abrigos será ministrada por Regina Panceri – Secretaria do Estado de Defesa Civil de SC e Ana Maria Warken do Vale Pereira – Instituto Voluntários em Ação/IVA e tem como público alvo profissionais que atuam na defesa civil, assistentes sociais e voluntários.

Instituto Voluntários em Ação

Com a missão de promover a sensibilização e a mobilização da sociedade sobre o trabalho voluntário, motivando o engajamento comunitário e empresarial em ações que visem a solidariedade entre os catarinenses, o Instituto foi idealizado em 1998.

Após uma pesquisa realizada em todo o País, onde se constatou o potencial de voluntariado do brasileiro, o Conselho da Comunidade Solidária decidiu incentivar a criação de Centros de Voluntariado em todo o território nacional. Foi então que um grupo da comunidade catarinense iniciou a elaboração de estudos que culminaram na criação do Instituto Voluntários em Ação – Santa Catarina (IVA/SC).

Com sede em Florianópolis, atua nas áreas de preservação do meio ambiente; saúde; educação e esportes; cultura e artes; assistência social e defesa de direitos. Trabalha com apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.