Despedida do Verão vem marcada pelo ar mais gelado

·
Atualizado há 7 anos

OUTONO
Tempo vem mudando: temporais deixaram destruição no Sul

O que esperar do Outono deste ano? A semana, a última do Verão, já deixou algumas pistas. Na segunda, 13, o dia mais frio da estação foi registrado em várias regiões do País. O dia foi de sol forte, mas com aquele vento e temperatura típicos do Outono.

Conforme os meteorologistas, a estação que começa no dia 20 e termina daqui três meses, é uma transição para o Inverno, onde a chuva diminui de frequência especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste, ficando cada vez mais dependente da passagem de frentes frias. O Outono, por outro lado, ainda é época de muita chuva na porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil. As massas polares vão ficando mais frequentes e mais fortes sobre a América do Sul e chegam ao Brasil com maior poder de resfriamento no decorrer da estação.

Conforme os profissionais, há mais possibilidade de geada do que neve. O frio deve ser menos intenso e mais breve também.

Para o Paraná e Santa Catarina

Para este mês, as chuvas de Verão diminuem e as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil. Para o trimestre, a previsão é de temperatura próxima a acima da média climática. No fim de abril chegam às primeiras massas de ar frio com formação de geada e nevoeiros em algumas localidades, sobretudo nas regiões altas.

Em maio, as massas de ar frio intensas atingem o Sul do Brasil, deixando a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina. Mesmo assim, dias prolongados de temperatura elevada (acima de 30ºC) podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os Veranicos.

Frente fria

No domingo, 12, a passagem de uma frente fria em deslocamento ao Litoral de Santa Catarina trouxe chuva forte, ventos acima de 60 km/h e granizo isolado. O tempo provocou estragos em diferentes regiões do Estado. A região da Grande Florianópolis foi uma das mais atingidas, especialmente o norte da Ilha. No Rio Grande do Sul, um dos municípios mais afetados pelo temporal, também do domingo, foi São Francisco de Paula, onde centenas ficaram desabrigada. Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas.