EM GENERAL CARNEIRO: Defesa Civil evacua casas em situação de risco

Moradias correm risco de deslizar por causa das chuvas

·
Atualizado há 7 anos

defesaXcivilX1
(Foto: Divulgação/Assessoria).

A Defesa Civil de General Carneiro decidiu remover moradores de duas casas no bairro Planalto, que estão em situação de risco por causa de um deslizamento de terra em um terreno da rua de baixo. Um dos terrenos, na rua Domício Scaramella passou por um serviço de terraplanagem, dias atrás e, com as chuvas dos últimos dias, o barranco dos fundos começou a deslizar, colocando em risco as casas que ficam na rua de cima, a João Augusto Barbosa.

O Chefe da Defesa Civil, Ivaldo Mochinacz, informou que esteve acompanhando a progressão de uma rachadura no terreno, juntamente com o engenheiro da prefeitura.  Segundo ele, a rachadura continua aumentando de tamanho, o que significa que o terreno que sustenta as casas de cima corre um grande risco de desmoronar, derrubando também as casas de cima e atingindo as de baixo.

A decisão

Jeronimo Batista, que mora sozinho em uma das casas, foi transferido para uma casa  no bairro Vila Operária, alugada pela Secretaria de Assistência Social, onde terá o aluguel pago por, no mínimo, três meses, até que haja um acordo com o proprietário dos terrenos de baixo, para que seja construído um muro de contenção. Caso os três meses não sejam suficientes, o aluguel poderá ser prorrogado.

O outro morador, Senhor Jandir Negrão, não quis deixar a casa hoje, alegando que pretende cuidar de seus pertences para que não sejam furtados. Ele enviou as outras cinco pessoas da família para a casa de um irmão. Posteriormente eles vão receber uma casa alugada, paga pela Secretaria de Assistência Social, da mesma forma que o seu vizinho.

Ainda segundo o chefe da Defesa Civil, por enquanto as casas de cima não estão condenadas, mas apenas em situação de risco. Sendo assim, se o proprietário do terreno de baixo construir um muro de contenção, a Defesa Civil poderá liberar o retorno dos moradores. Porém, com a continuação das chuvas, este quadro ainda pode mudar.

Cheia prejudica estradas no interior de Porto União

Ontem, uma cheia do Rio dos Pardos, no interior de Porto União, alagou a estrada do Rios dos Pardos, na região do Distrito de Santa Cruz do Timbó. A informação é do Tenente Colla, comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União. Até o final da tarde, não havia condições de tráfego nos dois sentidos da estrada. Segundo Colla, a precipitação pluviométrica de 115 mm nos últimos três dias em Porto União ocasionou na cheia do rio. Não há notícias sobre desabrigados ou desalojados na região.