Novo temporal causa mais estragos em Santa Catarina

·
Atualizado há 6 anos

O fim da tarde de terça-feira teve temporal em diversas áreas de Santa Catarina em função do forte calor ao longo do dia. Um levantamento preliminar da Defesa Civil aponta que pelo menos 16 residências tiveram danos significativos no Estado. Além disso, foram registrados alagamentos, vendaval, chuva forte e queda de árvores, como no campus da Universidade Federal de Santa Catarina na Capital, em que ao menos dez exemplares da espécie Cipreste-italiano foram ao chão.

Uma das cidades mais atingidas foi São Francisco do Sul, no litoral Norte, onde ocorreram  destelhamentos em aproximadamente 60 residências, quedas de postes e de árvores.  No centro da cidade, a rua Barão do Rio Branco ficou interditada por algumas horas após rajadas de vento arrancarem telhas, placas e derrubarem um poste de energia elétrica no meio da via.

Na BR-280, uma árvore caiu sobre a rodovia, perto da rotatória de acesso às praias de São Francisco, e deixou o trânsito em meia pista por alguns minutos. Também na rodovia, algumas empresas tiveram a estrutura atingida.

Em Marema, no Oeste, o vendaval destruiu parcialmente uma residência e deixou outras três danificadas. Uma idosa, de 70 anos, teve ferimentos leves e foi conduzida pelos bombeiros de Xaxim ao hospital mais próximo. A Defesa Civil SC distribuiu lonas aos afetados. Ainda no Oeste, houve destelhamentos em dez casas em Chapecó, enquanto em Vargeão  dois pontos de alagamentos foram registrados.

Na Grande Florianópolis, São José e Palhoça tiveram casas destelhadas. Em Balneário Camboriú, houve registro de queda de árvores sobre residências.Na cidade de Blumenau, a região sul foi a mais afetada pelo temporal. Já em Brusque também houve destelhamentos.

Em todo o Estado, 164 mil unidades consumidoras ficaram temporariamente sem energia elétrica. O auge dos problemas no setor elétrico ocorreu por volta das 19h. Os ventos mais fortes  registrados pelas estações da Epagri/Ciram foram  em Chapecó (89 km/h), Água Doce (81 km/h),  Caibi (79 km/h), São José (74km/h), Lages (59km/h) e Florianópolis (55km/h).

Previsão do tempo

A quarta-feira será novamente de temperaturas altas em todo o Estado, com chance de novos temporais no fim da tarde. A Defesa Civil mantém o estado de alerta para novas situações críticas.

Ainda nesta quarta-feira, uma comitiva da prefeitura de Florianópolis está em Brasília para tratar da liberação de recursos para a reconstrução da infraestrutura atingida pelas chuvas das primeiras semanas de janeiro. A prefeitura calcula um prejuízo de aproximadamente R$ 54 milhões.