Previsão indica primavera com chuva e frio em SC

·
Atualizado há 8 anos

DSCN9860
(Foto: Assessoria).

A previsão climática para os próximos três meses foi tema de palestra na última sexta-feira, 26, em Caçador. O evento, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador, contou com a participação do meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram. Ele conversou por cerca de duas horas com 70 pessoas presentes, entre agricultores, engenheiros agrônomos, acadêmicos e comerciantes.

Para o gerente regional de políticas socioeconômicas rurais e urbanas da ADR, Jean Carlo Ribeiro, o evento atingiu o objetivo. “Com a palestra conseguimos deixar essas informações mais próximas da população, o que é importante economicamente tendo em vista que o clima interfere na agricultura, comércio, turismo e outros setores da sociedade”, avalia.

Segundo Martins, a Epagri/Ciram reconhece a importância de que as informações do órgão cheguem à população e uma das formas é através de palestras nas regiões. “Fazemos esse trabalho principalmente na mudança de estações. O objetivo é evitar prejuízos humanos e materiais, especialmente na agricultura, procurando evitar perdas por temporais, geadas, ondas de calor que geram queimadas. Às vezes antecipar ou retardar um plantio em dez dias, dependendo da previsão do tempo, é suficiente para colher com mais satisfação lá na frente”, acrescenta o meteorologista.

Primavera com chuva e frio em SC

Ainda de acordo com o previsor, os próximos três meses devem ser de chuva na média ou acima da média na região Meio-Oeste catarinense, devido à influência do fenômeno La Niña, com o frio se estendendo até outubro. “Estamos saindo de uma temporada mais fria para uma estação mais quente que é a primavera, e isso gera muitos prejuízos com relação a temporais, além do incremento na chuva e frio se estendendo até outubro. É importante ficar alerta também com a possibilidade de geada tardia”, resume.

Para quem não acompanhou a palestra a Epagri/Ciram publica previsões diárias, semanais, quinzenais e trimestrais em seu site (ciram.com.br). As informações são disponíveis em texto, áudio e vídeo. A página também conta com outras ferramentas e serviços disponíveis aos catarinenses.

O evento em Caçador foi organizado pela ADR em parceria com a Epagri e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador (AEAC).