PRIMAVERA: Estação será mais quente

·
Atualizado há 7 anos

Estação é marcada pelo desabrochar de folhas e floras: Primavera é preferência de muitos
Estação é marcada pelo desabrochar de folhas e floras: Primavera é preferência de muitos

O final de semana foi o último ainda dentro do Inverno. Se bem que é verdade que ele estava mais com o jeito da Primavera do que para sua verdadeira estação. Este comportamento, conforme os meteorologistas, é comum para a reta final da estação: elas ficam mais parecidas com a próxima mesmo.

A equipe do Ciram/Epagri, de Santa Catarina, mapeou como ficam as condições da época que começa hoje, pontualmente às 17h02. A Primavera promete ser mais quente, seca, com menos chuva. Conforme os pesquisadores, em outubro e novembro, contudo, há previsão de chuva mais frequente e aumento do volume, resultando em valores próximos ao normal. “Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente a passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de Verão”, ressalta o texto publicado na página do Ciram.

Também é agora a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, por conta dos ventos fortes e do mar agitado.

A previsão é de que a Primavera seja marcada por temperaturas próximas e acima da média climatológica. No decorrer da estação, o frio diminui gradativamente e a partir de outubro, dias mais quentes são esperados. “Também são caraterísticas de inverno/primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade”, alerta.

Chuva para o Vale do Iguaçu

O rio Iguaçu que assusta na enchente, agora preocupa por estar com seu nível bem abaixo do normal. Segundo os meteorologistas, embora haja previsão de pancadas de chuva para sábado e domingo, elas não refletem no aumento do nível. “Apenas no próximo final de semana há previsão de chuva mais organizada e concentrada”, confirma o meteorologista do Simepar, Tarcísio Valentin da Costa. Até lá, as temperaturas seguem bastante elevadas.