TEMPO: E aí, vai nevar?

Meteorologistas não descartam a possibilidade e apontam para um inverno típico no Paraná, que favorece ainda mais a chance de o fenômeno acontecer

·
Atualizado há 8 anos

neve-clima-valedoiguacuAinda falta ficar mais frio, mas as condições estão quase perfeitas para nevar mais uma vez no Vale do Iguaçu. As temperaturas negativas da última semana e as geadas já foram o suficiente para os amantes do inverno pedirem por mais, e para completar a estação, um pouco de neve não faz mal a ninguém.

Conforme o meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Meteorologia do Estado do Paraná (Simepar), há possibilidade de neve, mas não agora, ao menos para as próximas semanas. “A previsão de neve entra no mesmo comportamento de geada. Em termos de prever poucos dias antes”, explica. “O inverno sempre tem essas condições, não dá para descartar”, comenta.

Kneib não descarta e reforça que ainda neste inverno novas massas de ar frio podem aumentar a possibilidade do fenômeno, em especial no Vale do Iguaçu.

E o que precisa para nevar?

Segundo Reinaldo um dia encoberto, com chuva fina e temperaturas perto de 0°C. “Tem de estar muito frio, às vezes abaixo de 0ºC para haver a condensação da água até chegar na superfície”, explica.

neve-clima-valedoiguacu2Enquanto não neva, União da Vitória e Porto União vão registrar temperaturas mínimas de até 5ºC nesta semana. O que muda nos mapas meteorológicos é que a chuva vai parar e um tempo mais seco começa a ser percebido.

Há três anos…

O Vale do Iguaçu já acordou, em julho de 2013, coberto de neve. O fenômeno durou aproximadamente quatro horas. Tempo suficiente para que bonecos de neve fossem montados.

As câmeras fotográficas ficaram em evidência, qualquer movimento era registrado pelas objetivas. Adultos e crianças se juntaram num momento de empolgação construindo bonecos de neve. Os “turistas” levantaram as esculturas como puderam. Nenhum boneco era comparado com aqueles de cinema, no entanto, foram suficientes para “matar a saudade” da neve que não caía na região desde 1975.