TEMPO: Pedras das corredeiras de Porto Vitória ficam expostas novamente

Falta de chuva revela fundo do Iguaçu em uma das áreas mais interessantes de todo o leito

·
Atualizado há 6 anos

Seca revela o que não dá para ver: pedras imensas no fundo do Iguaçu. (Fotos: Mariana Honesko).
Seca revela o que não dá para ver: pedras imensas no fundo do Iguaçu. (Fotos: Mariana Honesko).

Embora as previsões anunciem chuva a partir de amanhã, a estiagem deixou marcas. Na região do Vale do Iguaçu, quem registrou com fotografias, vai ter o registro das margens bem abaixo do normal.

Na cidade de Porto Vitória (PR), a falta de chuva revelou, de novo – a última cena igual foi em setembro de 2017 – parte do fundo do Rio Iguaçu. Na altura das populares corredeiras, as pedras ficaram expostas, revelando um cenário diferente e surpreendente. O local já é atração turística e quem volta do passeio, brinca e compara a agora superfície com o solo de planetas, por exemplo. A falta de chuva revela piscinas pequenas e até uma cachoeira no meio do Iguaçu.

Em setembro

No ano passado, a estiagem mudou a paisagem. Na parte do Rio que fica no centro de União da Vitória, muito próximo da antiga passagem do vau (veja quadro), curiosos aglomeravam-se, tentando a melhor selfie em um lugar que, tradicionalmente, é completamente inundado. Muitos visitantes do então novo ponto turístico, tentavam a travessia completa, sem molhar muito mais do que os joelhos. Contudo, a imagem que chamou tanto a atenção, não foi rara. Puxando pela memória, o mais recente caso volta à lembrança: foi em 2006, quando pouquíssima água enchia o leito. Contudo, outras dezenas de vezes já registram níveis iguais ou bem parecidos com os atuais.

Previsão é de chuva

Os meteorologistas estimam que a partir desta quarta, 16, pancadas de chuvas podem acontecer na região do Vale do Iguaçu. De acordo com os profissionais do Simepar, hoje, uma frente fria avança na altura do Rio Grande do Sul e isso contribui para o aumento dos índices de instabilidade também no Paraná. “No Estado, as chuvas previstas são localizadas, mas não se descarta a ocorrência de chuvas fortes em alguns pontos (especialmente a partir da tarde). Condição para precipitação é maior na “metade sul” paranaense”, explica a nota.

A partir do dia 21, as temperaturas devem cair muito. A mínima prevista para União da Vitória (logo, para Porto União também) é de 4ºC. A máxima – que nos últimos dias vem sendo a mínima – será de 16ºC.

Passagem do vau

É fácil entender o que ele significa. Vau, como define o dicionário, é um lugar raso no rio ou mar, cuja profundidade permite a travessia a pé ou em um cavalo, por exemplo. No início do desenvolvimento do Vale do Iguaçu, os tropeiros e outros grupos de desbravadores faziam todo o percurso com animais. Como não haviam pontes, encontrar uma passagem mais tranquila no rio era fundamental para alcançar o próximo lugar e avançar na jornada. O vau do Iguaçu tem até monumento especial indicando onde fica. Ele está localizado bem próximo da ponte férrea. Parte deste momento está pintado em uma obra de arte nos muros que ficam ao lado do Salão Paroquial da igreja do bairro Navegantes.