TEMPO: Semana foi de muito frio: previsão é de que temperatura continue baixa

Mínimas na casa de 0ºC muda paisagem no Vale do Iguaçu. Meteorologia prevê dias de mais frio na próxima semana

·
Atualizado há 6 anos

frio-clima-valeodiguacuAinda não é tempo de recolher os cobertores. O inverno, que até então vinha um tanto ameno – depois da primeira onda de frio, ainda em junho – voltou a mostrar sua força. Nessa semana, em todo o País, as temperaturas caíram bastante. No Vale do Iguaçu, ontem, por exemplo, a mínima foi de 0ºC, conforme o Simepar.

A massa de ar polar é apontada como responsável pela queda da temperatura nesta faixa Centro-Sul do Brasil. Nessa semana, mais uma vez, geadas foram registradas em algumas áreas da região Sul e cidades de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Fez frio até em regiões de temperatura quente, como o Acre e o Mato Grosso. A madrugada do dia 11, por exemplo, foi a mais fria do ano em Cuiabá (capital do Mato Grosso). Por lá, a temperatura registrou 11ºC. Em Rio Branco, capital do Acre, o recorde de frio foi estabelecido pelo segundo dia consecutivo. Também na quarta, os termômetros registraram 13,1ºC.

Chuva abaixo da média

Os últimos relatórios sobre a instabilidade do tempo têm junho como base e, neste sentido, os dados mostram que o mês registrou chuva abaixo da média em várias regiões do Paraná e de Santa Catarina. Isso se deve, segundo os institutos, “ao bloqueio atmosférico”, que ainda atua sobre o Brasil. Na região de União da Vitória e Porto União, a falta de chuva deixa o Iguaçu com o nível bem baixo. Ontem, às 14 horas, 1,75 metros.

Dados do Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic) 2017, divulgados há poucos dias, mostram que entre 2013 e 2017, dos 5.570 municípios brasileiros, 2.706 (48,6%) foram afetados por secas.