Academia de Letras do Vale do Iguaçu empossa novos membros

A cerimônia aconteceu na noite de hoje, 22, no Auditório do Colégio Santos Anjos

·
Atualizado há 7 anos

A Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) empossou na noite de hoje, 22, quatro novos membros que farão parte da entidade. A cerimônia ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto União, onde na continuidade as atividades alusivas ao Centenário de Porto União, comemorado em 5 de setembro, realizaram o lançamento da Revista da Alvi em homenagem aos 100 anos de História do Município.

A cerimônia teve início às 19h30, no Auditório do Colégio Santos Anjos. Participaram autoridades locais e regionais, confrades e confreiras da Alvi e representantes de diversos segmentos da sociedade.

A Alvi, por sua vez, carrega o objetivo de divulgar a cultura literária da cidade e região. Sua presidente é a senhora Leni Trentim Gaspari. Vale lembrar que a Academia é o órgão literário máximo, no qual se reúnem-se os expoentes locais, em um espaço para a divulgação da literatura local e reconhecimento dos valores estaduais.

Acolhida dos novos membros

Sempre saudoso, o confrade Aluizio Witiuk, não poupou elogios durante a leitura do currículo de cada um dos novos membros da Alvi. “Coube-me a mais grata e honrosa missão de fazer a saudação e acolhida na posse dos novos membros da Alvi. Momento marcante e histórico, pois a Academia de Letras do Vale do Iguaçu presta homenagem nesta sessão solene ao Município de Porto União pelo seu centenário”, disse o historiador.

Em um discurso preciso, marcante e ritmado, Witiuk falou dos empossados:

MARIS STELA DA LUZ STELMACHUK

“Primeira ocupante da cadeira 16, sua fundadora Irene Ricisnki que tem como patrono o saudoso abnegado médico Dr. Alvir Riesemberg, que além da capacidade aplicada a medicina, Deus lhe concedeu com muita maestria a arte das letras para manter viva a nossa história. Curiosa, sedente por conhecimento e pesquisadora nata, não fez ponto final com sua graduação. Na pós-graduação, com especializações, mestrado e doutorado, defendeu a tese de pesquisa “Mulheres do século XX – Memórias e Significado de sua Inserção no Mercado Formal de Trabalho. Possui outras produções cientificas que afirmam seu status como professora universitária e pesquisadora. Atua como psicóloga em consultório particular, foi coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade do Contestado (UnC), orientadora de trabalhos de conclusão de curso e supervisora de estágio em psicologia clínica e psicologia escolas pela UnC”.

MARLI TEREZINHA ANDRUCHO BOLDORI

“Primeira ocupante da cadeira 4, fundador Michael Kobelinski e tem como patrono Dídio Augusto, fundador do Jornal Caiçara, que nasceu para levar ao povo do Vale do Iguaçu uma mudança na linha do jornalismo. Marli com forte dedicação às letras, com ênfase na poesia, professoras das escolas pública e privada, diretora por muitos anos da Escola Professor Balduíno Cardoso, em Porto União. Com blog desde 2010Naco de Prosa, expressa suas habilidades com escrita e também com sua coluna no Jornal Caiçara”.

LUIZ ALBERTO DE ARAÚJO

“Primeiro ocupante da cadeira 33, sua fundadora Lili Matzembacher e tem como patrona a gloriosa professora Amazilia Pinto de Araújo, primeira professora normalista do Vale do Iguaçu. Ele ocupa a cadeira de sua avó, a professora Amazilia. Luiz vem de uma família dedicada as letras e a arte. Desde muito jovem dedicou-se à produção literária, com crônicas sobre fatos e personagens, produzindo artigos e comentários de caráter político e também sobre educação em jornais como O Comércio, Caiçara, A Notícia e Gazeta Mercantil. Fez bela carreira no Banco do Brasil, iniciando-se aqui em União da Vitória e finalizando-se como gerente na cidade de Toledo (PR). Foi prefeito em Toledo, entre 1989 e 1992”.

THIAGO DAVID STADLER

“Segundo ocupante da cadeira 15, fundadora Sueli de Souza Pinto, Patrono Ari Milis, quem comandou por muitos anos o mais antigo jornal da região, O Comércio, fundado há 86 anos pelo seu pai Hermínio Milis. Thiago tem palmilhado o conhecimento de forma ímpar, seja como professor universitário da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. Pesquisador e historiador, está sempre na vanguarda dos acontecimentos científicos. O mestrado e doutorado lhe permitiram grandes e valiosas produções cientificas. Natural de Ponta Grossa, o filho de Helene e Humberto Stadler, é o mais jovem acadêmico da Alvi”.

Fotos: Vvale