Caminhada contra a Intolerância Religiosa aconteceu neste feriado

Em sua primeira edição, o evento reuniu umbandistas e adeptos da religião de Porto União e União da Vitória

·
Atualizado há 6 anos

Caminhando a gente se entende, eu tenho fé!”

Este foi o slogan da 1º Caminhada contra a Intolerância Religiosa realizada neste feriado da Proclamação da República, 15, às 14 horas, pelas principais ruas de Porto União e União da Vitória. O evento reuniu umbandistas e adeptos da religião das cidades.

A intenção do grupo foi apresentar a umbanda sem preconceitos. A ação foi organizada por alguns Terreiros de Umbanda, como Centro Espírita Caboclo Tupinambá, Tenda de Umbanda Cabocla Jurema e Tenda de Umbanda Vovó Luzia.

Escolha do dia 15

A Umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. No Brasil, o Rio Grande do Sul tem a maior proporção nacional de adeptos da Umbanda e do Candomblé: 1,47%, quase cinco vezes o percentual do estado da Bahia.

O dia 15 de novembro, já considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda, foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.