CONTESTADO: Batalhão da PM de União da Vitória participa das homenagens

Aniversário de 105 anos do combate do Irani foi lembrado com solenidade. Historiador Aluízio Witiuk, também esteve presente

·
Atualizado há 6 anos

SemanaXdoXContestadoX2No domingo, 22, policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar, de União da Vitória, junto com os policiais de Santa Catarina, participaram em Irani (SC), da cerimônia que homenageou os policiais militares e caboclos que morreram no Combate do Irani. A solenidade teve como foco a memória dos 105 anos do episódio. O Combate é um capítulo da Guerra do Contestado e que envolveu as forças do Regimento de Segurança do Estado do Paraná e sertanejos seguidores do monge José Maria.

Marcaram a solenidade, a assinatura de um Tratado de Paz, para selar a amizade entre os envolvidos no combate, o descerramento de uma placa em homenagem aos mortos em combate e enterrados na “Vala dos 21”, além de apresentações culturais e desfile cívico militar. “Depois de 105 anos, expressa a gratidão e reconhecimento pelo povo do passado, independente da ideologia defendida dos militares ou sertanejos. É o momento de levar a bandeira da paz, gesto provocado pela Polícia do Paraná”, avalia o historiador no Vale do Iguaçu, Aluízio Witiuk.

O conflito

O Combate do Irani marca o início da Guerra do Contestado, conflito armado ocorrido na região entre 1912 e 1916. Ele aconteceu no dia 22 de outubro de 1912. No confronto, morreu o comandante das tropas de Segurança Paraense, o coronel João Gualberto, e também o monge José Maria.

No período da guerra foram mobilizados milhares de soldados do Exército Brasileiro. Mais de 20 mil pessoas morreram e milhares de pés de araucárias foram destruídos. Mas a Guerra do Contestado ainda é uma página da história brasileira ainda desconhecida, pouca explorada e pesquisada.

Veja como foi a programação em Irani

Dia 18

Teve abertura da Mostra de Fotografias do fotógrafo do Contestado, com exposição da Fundação de Cultura de Santa Catarina

Dia 19

Festa do Caboclo, na escola Dom Felício

Dia 20

Trilha do Contestado

Dia 21

Café Caboclo do CDL

Dia 22

Descerramento da placa em homenagem aos soldados e caboclos enterrados no Sitio Histórico do Contestado na Vala dos 21; apresentações culturais e desfile.