Cruz Machado recebe apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Spomen

·
Atualizado há 8 anos

cruzmachado-grupofolclXXricoucranianospomen-apresentacaoXX69X
(Foto: Assessoria).

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu nesse sábado, 21, no Barracão das Artes, a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Spomen de Mallet, com o Espetáculo Sviato. O show apresentado foi completo e com as danças das categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, máster e vertep.

O espetáculo “Sviato” foi criado em celebração ao aniversário de 20 anos do Grupo Spomen. A palavra ucraniana “Sviato” significa comemoração, festa, celebração. O Espetáculo remete o público à longínqua terra mãe de nossos avós. São trajes, músicas e danças que demonstram o colorido do folclore e da alma ucraniana. Dos verdes Montes Cárpatos, com suas danças e canções eletrizantes; passando pela Galícia, a terra de nossos avós; visitando o norte da Ucrânia; chegando, ao dourado dos trigais das vastas Estepes: dos cossacos, das bordadeiras e dos ritmos acelerados, um espetáculo de rara beleza e respeito às tradições. Iniciando-se com o “Previt”, saudação ucraniana com pão e sal, passando pelas valsas e ritmos compassados da Galícia, pelos sapateados da região da “Bukovyna”, seguindo-se de danças de ritmo acelerado do povo Hutsul, e pelos vertiginosos giros das danças de “Políssia”.O grupo encerra o programa com o célebre “Hopak”, a mais tradicional dança de toda a Ucrânia, levando o público a uma viagem por esse maravilhoso país chamado Ucrânia, num incrível espetáculo de cores, alegria, entusiasmo e amor a cultura ancestral.

O Grupo Folclórico Ucraniano Spomen, foi fundado em 1993, por jovens integrantes da Congregação Mariana da Paróquia Ucraniana do Sagrado Coração de Jesus, de Mallet, PR. Em 1997 foi organizado o grupo infantil, em 2000 o grupo juvenil, em 2014 o grupo mirin e 2015 estreando com o grupo máster. Hoje conta com mais de 100 integrantes e funciona como Entidade sem fins lucrativos e de interesse público. Todos os dançarinos são amadores e desenvolvem atividade voluntária. Nestes mais de 20 anos de história, o grupo tem se apresentado em diversas cidades do sul do país e de SP. Com destaque para participações e premiações em festivais nacionais e internacionais de dança.