DEZ ANOS: Grupo Corpo e Dança prepara espetáculo de gala

Evento que vai reunir ex-alunos e elenco atual será no dia 4 de dezembro, com duas horas de duração

·
Atualizado há 7 anos

DanXXasX-XFabinho
Bianchini: dez anos de trabalho sintetizados em espetáculo de duas horas. (Foto: Mariana Honesko).

É enorme a expectativa de toda a equipe do Grupo Corpo e Dança para o último espetáculo do ano. O evento, muito mais que marcar um ano promissor, comemora os dez anos da corporação, algo difícil de ser conquistado. Por isso, é algo que merece um brinde. Vários deles.

A comemoração vai ser de gala. No dia 4 de dezembro, o espetáculo pela primeira década ocorre no Cine Ópera e vai contar com a participação do elenco atual, bem como de quem já foi aluno do grupo. Coreografias que deram certo e que marcaram a trajetória dos dez anos foram “recortadas” e em duas horas de apresentação prometem emocionar os expectadores. Fábio Bianchini, que está à frente de tudo isso, espera casa cheia. “É um espetáculo que vem sendo construído há dois anos e meio já. O mais interessante é que os trabalhos foram relidos e alguns bailarinos que foram embora, casaram, estarão reunidos novamente. Teremos eles no palco e na plateia”, sorri.

O repertório para o evento de dezembro não foi desenhado com simplicidade. Na verdade, por conta de tantas conquistas, premiações e reconhecimento, Bianchini precisou montar uma “comissão”. Foi ela que revirou as imagens dos DVDs, para encontrar pontos exatos, precisos, de beleza pura. Definir o que vai para o palco, foi quase missão impossível. “Na primeira reunião fizemos uma seleção, de umas 50 coreografias. Tiramos 19 delas e são elas que estarão no palco agora”, conta.

O brinde à beleza clássica da dança também deve lavar a alma do grupo no dia 4. É que alcançar os dez anos custou lágrimas e suor. O grupo começou pequeno, em um centro comunitário. “Na época tínhamos o sonho de se apresentar no Cine Luz. Não tínhamos meio salário mínimo para pagar o aluguel. Foram muitas humilhações, muitas decepções. Mas hoje a gente agradece à Deus. O segredo de tudo é nosso DDD: didática, disciplina e dedicação”, ensina.

O espetáculo tem classificação livre. Por ser em um domingo, ele começa às 19 horas – em ponto. Os ingressos custam R$ 15 (antecipados) e R$ 20 (na bilheteria). “Dessa vez a gente quer 800 expectadores”, sorri, otimista.

Cia Hip Hop Balduíno fica bem colocado no Dance Joaçaba 2016

Para o grupo, a sensação é única. “Subir ao palco de um dos maiores festivais de dança do Estado! Pegamos pesado com os ensaios para a competição, e as conquistas obtidas nos mostram o quanto somos apaixonados pela arte de dançar”, vibra o professor Joilson Zvares. Não é para menos, afinal, o grupo ficou com três terceiros lugares – duo juvenil, solo juvenil e solo adulto – e um quarto lugar, danças urbanas com o grupo juvenil, em um encontro de “gente grande”.

A Cia é nova, atua no Balduíno Cardoso, com projetos na instituição, em Porto União, com foco nas bases do ballet clássico, contemporâneo e danças urbanas. São 25 bailarinos, com idades entre 13 e 17 anos. E vem mais por aí: no mês de dezembro, estaremos participando do festival de dança da Academia Espaço Livre na cidade de Canoinhas com duas coreografias, representando mais uma vez nossa escola e município.