Jovem do bairro Limeira é aprovado para a Escola de Dança do Teatro Guaíra

Wagner Cadorin, 19 anos, hoje enxuga lágrimas de felicidade pela nova oportunidade profissional, deixando para trás os tabus do preconceito

·
Atualizado há 7 anos

Wagner Cadorin caminha como se estivesse em um palco. Com a postura esguia, passos curtos, leves e pontuados, olhar direcionado para o horizonte e com o semblante arraigado de amor pelo que faz, o jovem morador do bairro Limeira, em União da Vitória, se coloca em posição de destaque para os palcos da vida.

Falamos isso, porque Wagner foi aprovado entre os 89 bailarinos para iniciar os estudos na Escola de Dança do Teatro Guaíra, em Curitiba. Desse total,  apenas 30 foram classificados. O teste aconteceu no dia 14 de dezembro de 2016. Já as aulas iniciam no dia 3 de março de 2017.

Sem preconceito

Wagner, 19 anos, afirma que para ele, “o preconceito é coisa do passado”. Ele contou que foi firme e seguiu em frente, com o apoio da família e dos amigos. O jovem iniciou a carreira como bailarino na Fanfarra Faber do Colégio Bernardina Schleder. Após ganhou uma bolsa de estudos para o Grupo Corpo e Dança de União da Vitória, onde permaneceu por 1 ano. A carreira seguiu com o aprendizado das aulas do circo e ginástica acrobática no Circo Escola Arlequim de União da Vitória, onde foi incentivado com a bolsa de 100% em todas as modalidades.

Muito se parece com Billy Elliot …

A história de Wagner muito se parece com a de Billy Elliot transportada para um filme. O drama de 2000, conta a trajetória de um garoto de 11 anos, Billy Elliot, que vive numa pequena cidade inglesa, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. O pai de Billy o envia para a academia para aprender boxe, mas Billy não gosta do esporte. Certo dia, vê por acidente uma aula de balé que estava acontecendo no ginásio, enquanto seu estúdio estava temporariamente sendo usado como uma cozinha de sopa para os mineiros em greve. Sem o conhecimento do pai, Billy inicia a aula de balé. Quando o pai descobre isso, ele proíbe Billy de retornar para o ballet. Mas, apaixonado pela dança, Billy continua secretamente a participar das aulas. A cena final do filme se passa 14 anos depois (cerca de 1999): Billy sobe ao palco para realizar a apresentação em O Lago dos Cisnes.

Fotos: Arquivo pessoal

WagnerX2
Wagner Cadorin, ao lado dos amigos do Circo Escola Arlequim de União da Vitória
WagnerX3
Wagner Cadorin

WagnerX1