LITERATURA: Adolescente de Porto União escreve livro de poesias

·
Atualizado há 6 anos

Daniela Simas é mãe da jovem escritora: estímulo começou ainda muito cedo
Daniela Simas é mãe da jovem escritora: estímulo começou ainda muito cedo

“O poeta sente falta de casa. O poeta quer voltar ao seu lugar. O poeta quer achar conforto. Mas nunca, nunca acha”. Quem você acha que é autor desse poema? Esse e muitos outros, encontrados na obra Sonhos Humildes, foram escritos por uma menina de 15 anos. Rafaela Rollwagen, no alto de sua adolescência, acaba de publicar sua primeira obra literária. Ela mora no bairro São Pedro, em Porto União, e desde a chegada dos livros, há cerca de 30 dias, divulga seu trabalho.

No jornal O Comércio, quem veio contar mais sobre as habilidades artísticas e literárias de Rafaela foi sua mãe, Daniela Simas. É que no dia da entrevista, a adolescente tinha compromisso no Instituto Federal (IFPR), de União da Vitória, onde estuda. “Nunca economizamos em livros. Sou uma leitora e quis passar este valor para ela. Ela sempre gostou de ler, sempre cresceu rodeada de livros. Ela se habituou a ler e escrever. Como ela lê muito, ela colocou as ideias no papel”, conta, orgulhosa, a mãe.

A medida em que foi crescendo, Rafaela foi refinando seu gosto – pela leitura e pelos textos. O que estava guardado apenas em diários, em folhas soltas, foi sendo compartilhado. Primeiro com a mãe e agora, com quem mais quiser ler. “Ela conheceu a poesia e se apaixonou. Agora, ela escreve poesias, crônicas e Haicais (poemas de origem japonesa). Ela começou a me mandar, há uns dois anos. Eu vi que tinha um conteúdo muito bom. Eu como professora vi que tinha uma qualidade excelente”, explica.

Para a publicação dos textos foi ‘um pulo’. Embora a família tivesse certeza do nascimento do livro, a intenção era de fazer isso no futuro. Acontece que todos os caminhos do destino levaram à uma antecipação do sonho. Na verdade, Rafa tem a pressa como marca de vida: prematura, nasceu de vinte e poucas semanas, sedenta de emoções e de aprendizados. “Em Curitiba, durante um período de férias, a gente acompanhou uma sessão de autógrafos de um poeta”, conta Daniela. Rafaela conversou com o autor que, de pronto, se interessou pela história e pelo material dela. “Ele se apaixonou pelas poesias dela. Ele incentivou muito. A coincidência era que ele tinha uma pequena editora em Curitiba e publicou por um preço bem mais acessível o livro”, explica a mãe.

A jovem tem veia artística. Além de escrever, Rafaela já aprecia a filosofia e música clássica. “Neste momento, ela quer muito se formar na área da música e continuar escrevendo. É o que ela quer”, sorri Daniele. E aos 15 anos, a adolescente não pensa em fama. Na apresentação de seu livro, conta que Sonhos Humildes “reflete muita paixão pela arte da escrita e uma valorização da interpretação de momentos, sensações e sentimentos”. “Não quero que este livro fique famoso e popular. Minhas verdadeiras intenções são que as pessoas que lerão se sintam tocadas e inspiradas, talvez até mudadas de alguma forma”, escreve. É o sonho de uma jovem humilde, escrita em poesias, em 70 páginas pretas e brancas.

Onde encontrar o livro

Rafaela e a família estão finalizando algumas parcerias para deixar a obra disponível em bancas e em outros locais. No momento, porém, a compra do livro – que custa R$ 15 – pode ser feita diretamente com a família. O telefone 9 9147 3003, está disponível para contato e para o pedido de exemplares.