LIVRO: Parteiras do Vale do Iguaçu protagonizam obra

·
Atualizado há 7 anos

entrevistaXprofessoraXleniX1
Entrevista completa vai ao ar no dia 12 de março, na Rádio União

A beleza do nascimento ganha dados mais didáticos e precisos na obra que a professora Leni Trentin Gaspari prepara. A pesquisa, que vai virar livro, está em andamento. A previsão é de que obra, custeada por Leni, esteja concluída até o final deste ano.

Protagonizam o livro, as parteiras, as mulheres que até bem pouco tempo eram as responsáveis por trazer bebês ao mundo. O nascimento e todo o cuidado ginecológico, antes tratado como “coisa de mulher”, como vai mostrar a pesquisa da professora, é o tema central do trabalho. “Pesquisei sobre essas mulheres corajosas para dar visibilidade à elas”, justifica.

Conforma o trabalho, o parto, durante milênios, era feito apenas por mulheres, como gesto de amizade entre elas. “Com o passar do tempo, elas foram reconhecidas como parteiras”, explica Leni. Sozinhas, aprendendo medicina na prática, elas criaram seu “saber próprio”, conhecimento que acabou sendo passado entre as gerações. “As parteiras eram curandeiras, farmacêuticas. Tinham sua própria medicina”, conta. “Gravidez e parto era coisa de mulher, completa.

entrevistaXprofessoraXLeni
Leni Trentin Gaspari

A obra vai mais longe. Ela passeia por Portugal, mostrando a influência dos processos de parto do País e suas influencias no Brasil, aterrissa no Paraná e finalmente, no Vale do Iguaçu e algumas cidades próximas.

Toda ajuda é bem-vinda

Quem tiver histórias sobre parteiras ou conhecer uma destas mulheres, pode sugerir a pauta para a professora, já que a obra está em andamento. Os telefones 9 9906 3636 e 3522 1561.

Ouça na Rádio União

O professor Aluísio Witiuk entrevistou a professora Leni. Esse diálogo completo você acompanha na manhã do dia 12 de março.