Moradora do interior de Porto União lança dois romances

·
Atualizado há 7 anos

Neide Barth Rosencheg desde a infância tinha um sonho: escrever romances que tocassem o coração de seu público. Na noite desta quinta-feira, 14, o sonho virou realidade.

A escritora da localidade de Guaraú, interior de Porto União, comemorou o lançamento de dois romances ao lado de familiares e amigos. A cerimônia foi emocionante e minimalista e aconteceu na Secretaria Municipal de Educação.

“A cor das Almas” e “Vidas de Vidro” foram escritas ainda na infância e reescritas para a sua publicação recentemente. Seus maiores incentivadores foram os professores da Escola Municipal Clementino Brito e seus pais, lavradores do interior de Porto União. A revisão da obra contou com a experiência da mestra em língua portuguesa, Fahena Porto Horbatiuk.

Formada em Letras Português / Inglês e pós-graduada em Literatura Brasileira, Neide é apaixonada pela literatura desde a infância, época em que também escreveu livros infantis. Já na juventude desenvolveu outros romances manuscritos. “Eu quero imprimir uma mensagem ao público e não a marca Neide. Por meio desta obra desejo que o leitor viaje, mesmo que sentando em sua cadeira, conheça lugares, histórias e recordem do título como algo positivo”, afirma.

A Presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), Leni Trentim Gaspari, sugeriu a escritora que, para o próximo ano, se inscreva para pleitear uma cadeira junto aos confrades e confreiras da Alvi.

Na Bienal

Neide no dia 5 de setembro participou da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, apresentando o romance “A cor das Almas”. Neide esteve em parceria com a Editora Autografia.