Pêssanka, a arte de ovos escritos e coloridos

Cultura Ucraniana ganha vida através de oficina de artesanato em União da Vitória

·
Atualizado há 7 anos

pXXssankas-portouniao-cultura120417XX3X
(Foto: Wannessa Stenzel).

Vilson José Kotviski não esconde a sua satisfação em divulgar a cultura da Ucrânia aqui no Vale do Iguaçu. Ele não se intimida. Pelo contrário. Ele fala aos quatro cantos das cidades sobre o orgulho em manter as suas tradições.

Prova disso, foi que na tarde desta quarta-feira, 12, Vilson ministrou uma oficina de Pêssanka, no salão paroquial da Igreja Ucraniana, do bairro São Basílio Magno, em União da Vitória. O local ficou repleto de arte, olhares atentos e curiosos para a confecção ao enfeite pascal.

De acordo com Vilson, a turma foi muito participativa. “A pêssanka é um ovo colorido a mão, de origem eslava. Sua denominação deriva do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. Esta arte tradicional dos ucranianos, vem de alguns milhares de anos atrás, quando eles eram preparados para presentear as divindades no início da primavera”, conta.

No Brasil, assim como em outros países que há descendentes de ucranianos, o enfeite é produzido na época da Páscoa. O Paraná concentra a maior parte de descendentes de imigrantes ucranianos vindas para o Brasil (cerca de 400 mil dentre os quase 500 mil espalhados), onde existe até uma Associação de Artesãos de Pêssankas e Artesanato Ucraniano do Paraná (AAPAUP).

Na cidade de Prudentópolis, no Paraná, 75% da população é descendente de ucranianos.

A arte

São utilizados ovos de qualquer tipo de ave, e a gema e a clara são retiradas delicadamente através de uma seringa. A pintura sobre a casca do ovo é feita por etapas, não com tinta, mas com um conjunto de materiais que inclui vela, cera de abelha derretida, estilete e bico de pena.