Plano Municipal da Cultura é aprovado pelo Legislativo de Porto União

Documento era desenhado desde 2013 e na sessão desta semana na Câmara, passou pelo aval dos vereadores

·
Atualizado há 8 anos

Foi aprovado na noite de terça-feira, 21, durante a sessão da Câmara de Vereadores, o Plano Municipal da Cultura (PMC) de Porto União. A equipe da Secretaria da Cultura e Turismo, que junto com uma equipe de agentes da cultura trabalhava no documento há três anos, comemora o resultado. Agora, ele vai para a sanção do prefeito Anízio de Souza.

“É uma grande conquista para todos os agentes de cultura no município em todas as suas áreas. Porto União é um dos primeiros municípios do Brasil a concluir o plano. Estamos muito felizes”, vibra o secretário da pasta, José Carlos Gonçalves. “A partir de 2013 iniciamos os trabalhos e agora, felizmente, estamos entregando o trabalho para a nossa sociedade”, completa.

O PMC é uma exigência do Ministério da Cultura. Trata-se de uma política contendo um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo. O documento tem duração de uma década.

Em Porto União, uma cerimônia deve acontecer nos próximos dias para marcar a apresentação oficial do documento à sociedade.

Centenário

Paralelo ao PMC continuam as discussões para organizar o calendário de comemorações dos cem anos de Porto União. Conforme Gonçalves, a Praça do Centenário será instalada no Bairro Santa Rosa. Ela terá um monumento próprio em homenagem à data. Também já está em andamento o livro do aniversário e a recuperação do Monumento à João Pessoa. “Aquele do anjo, que estava em estado lastimável”, lembra o secretário. Essa peça fica próxima da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Porto União comemora seu primeiro centenário no dia 5 de setembro do ano que vem.