Projeto “Raízes de Aninha: Horta e Poesia” realiza encontro das famílias

·
Atualizado há 8 anos

FotoX3X-XprojetoXFelXXcitas
(Foto: Assessoria).

A Escola de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícitas, de Canoinhas, realizou nesse mês o encontro das famílias participantes do Projetos “Raízes de Aninha: Horta e Poesia”. Os participantes apresentaram um prato com ingredientes especiais, retirados da horta.

No mesmo evento foi apresentado o projeto aos convidados no encontro, e realizada também a premiação dos alunos destaque na atividade de compostagem. O projeto tem esse nome em homenagem a funcionária da escola, que foi idealizadora do evento, Ermínia Cordeiro Fedalto, carinhosamente conhecida por todos como Aninha.

O objetivo da escola é realizar durante todo ano letivo atividades com os familiares dos alunos, e no final do ano letivo será observado o que cada aluno foi capaz de produzir em sala de aula e com suas famílias, incentivando que os mesmos sejam multiplicadores, levando seus conhecimentos a outras pessoas.

Segundo Ermínia, “o projeto estimula atividades extracurriculares num espaço prático, integrando a consciência da responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito pelo outro e o diálogo”, destaca a idealizadora do projeto.

Sobre o Projeto Raízes de Aninha: Horta e Poesia

O projeto tem como principais ações, levar aos alunos o contato direto com o ambiente natural, proporcionando o conhecimento sobre plantio e manejo do solo, além de cuidado com as plantas, incentivando-os a cultivar as hortaliças também em casa. Neste projeto estão envolvidos professores e funcionários da escola, sendo: Ermínia Cordeiro Fedalto, Jair Bauer, Ester, Selma, Adalgiza, Rose, Nadir e Giovana.

Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas pesquisas sobre hortaliças produzidas na horta; realizados desenhos voltados ao tema, para motivar a boa alimentação; conversas sobre a importância da alimentação saudável; e multiplicação dos conhecimentos adquiridos, dentro e fora da realidade escolar.

De forma interdisciplinar, também estão sendo trabalhadas as disciplinas de Português, com produção de textos informativos, pesquisas bibliográficas e virtuais; na disciplina de Ciências, com a construção de pirâmide alimentar; em História e Geografia, com pesquisas de pratos típicos da região, principais alimentos produzidos na região, pesquisa juntos aos familiares, bem como pesquisa virtual no laboratório; em Matemática estão sendo trabalhados os valores nutricionais e calóricos, quantidades e formas geométricas, através da exploração dos dados encontrados nas receitas, construção de tabelas e gráficos, problemas envolvendo as quatro operações básicas; em Artes, os alunos trabalham as cores e formas das hortaliças; e na disciplina de Educação Física, os alunos aprendem os benefícios da alimentação saudável para o desenvolvimento físico-motor e cognitivo da criança, através da realização do exame biométrico, prática de atividades esportivas, recreativas e cognitivas.