Tem coisa bonita na Central de Informações Turísticas

Espaço no centro de União da Vitória recebe produção dos artistas da Feira União das Artes

·
Atualizado há 8 anos

artesanatoX1
(Foto: Mariana Honesko).

Há quatro semanas a Central de Informações Turísticas de União não fornece apenas roteiros. Iniciativa da equipe da Feira União das Artes, em parceria com a Secretaria de Turismo, garantiu uma adaptação do ambiente. Agora, quem busca o espaço para conhecer melhor o que a cidade tem de bonito, encontra beleza já no imóvel, no coração da Manoel Ribas.

São peças em tapeçaria, cerâmica, telas, sabonetes e chinelos. A produção é dos 22 artesãos que antes só expunham seus talentos na Estação União, aos sábados, ao lado da venda dos produtos agrícolas. “Na verdade, aqui é uma extensão de lá”, explica a idealizadora do projeto, Ivanira Olbertz.

Assim, além do próprio endereço, a novidade é justamente o horário da mostra. A central fica aberta de segunda à sábado. Nos dias de semana, das 9 às 17 horas e aos sábados, até o meio-dia. Todas as peças estão à venda. Os preços são variáveis, mas bem acessíveis. “O espaço ajuda na divulgação do trabalho destes artesãos e até da própria central de informações”, avalia Ivanira.

No verão, tem novidades

Para a estação mais quente do ano, vem novidades em produção e também nos horários de venda dela. A ideia, ainda em estudo, é manter aberta a central também aos sábados de tarde.

Até vagão foi usado como endereço

Em 2014, a comemoração era pela colocação dos produtos dos artesãos dentro de um dos vagões da Maria Fumaça, na Estação União. Portanto, a colocação do artesanato agora na central de informações é mais uma tentativa de Ivanira. Há dois anos, conforme disse a organizadora, a mudança esperava uma intervenção da prefeitura no tablado e na própria estação.