Volta Cine Luz!

Em nome dos artistas locais, Roberto Bona faz o apelo

·
Atualizado há 7 anos

roberto
Roberto: “É uma pena que o local que já sediou grandes espetáculos esteja hoje fechado. Queremos o Cine Luz de volta”. (Fotos: Wannessa Stenzel)

Roberto Bona é artista plástico e músico aqui no Vale do Iguaçu. Em nome dos demais artistas, ele sente falta de um lugar para as apresentações e entretenimento ao público. O saudosismo fica por conta do Cine Teatro Luz. Localizado na rua Carlos Cavalcanti, área central de União da Vitória, o “Luz” está com as portas fechadas. “É uma pena que o local que já sediou grandes espetáculos esteja hoje fechado. Queremos o Cine Luz de volta”, afirma.

Em 2016, o abandono do Cine Teatro Luz foi pauta de inúmeras discussões, inclusive pela Câmara de Vereadores de União da Vitória. Na ocasião, os edis aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 34/2016, que autoriza o Poder Executivo a proceder a concessão real de direito de uso de imóvel, no caso o Cine Teatro Luz, para o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

Vale ressaltar que foi no dia 06 de outubro de 1951 que aconteceu a projeção do primeiro filme no Cine Luz. A juventude formou filas na bilheteria. A ansiedade era grande para assistir a superprodução da Century Fox intitulado A Rosa Negra. Muito mais do que assistir ao filme, a empolgação foi para conhecer o cinema. A inauguração se concretizou durante o mandado do prefeito da época, José Cleto. Nas décadas de 50 e 60, o Cine Luz não foi apenas palco para a exibição de filmes, mas também foi palco para a demonstração do talento de cantores de renome nacional.