BLACK FRIDAY: Comprar com ‘pé no chão’ é a recomendação de economista

·
Atualizado há 6 anos

BlackX2Considerada uma das mais importantes datas para o comércio, a Black Friday chega com tudo, cheia de promoções e oportunidades para quem guardou dinheiro e quer renovar o visual, a casa, os eletroeletrônicos. Em vigor no Brasil desde 2010, a Black Friday oferece em um único dia – há lojas que fazem promoções a semana toda – produtos dos mais variados gêneros com grandes descontos.

Embora seja uma data relativamente nova no Brasil, ela não passa despercebida pelos consumidores brasileiros e ganha cada vez mais força no calendário do varejo. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 39% dos consumidores têm a intenção de fazer compras na Black Friday e 43% também pretendem comprar, dependendo dos preços e descontos ofertados. Em 2016, 39% fizeram compras na Black Friday. Em média, conforme a sondagem, os consumidores pretendem comprar três produtos e gastar cerca de R$ 1.047,80 – uma queda de R$ 378,32 em relação a 2016, mas 56% ainda não definiram quantos produtos. Seis em cada dez consumidores (63%) esperam descontos acima de 40%, sendo a média geral de 47% de desconto.

Para o economista, Roberto Farias, se a compra é necessária e o consumidor tem perspectiva de conseguir um bom desconto, vale a pena esperar pela data. “A compra deve ser com bastante pé no chão, não agindo no impulso, para evitar chegar ao final do ano sem dinheiro para as comemorações em família e iniciar o ano já endividado. A compra consciente faz você comprar o que realmente precisa com o dinheiro que tem”, ressalta.

Smartphones e roupas devem ser os produtos mais comprados. Comparando com a intenção de compras de 2016, as roupas perderam espaço (37% no ano passado). A forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito parcelado (42%) e o dinheiro (26%). Entre os pagamentos parcelados, a média de parcelas será de seis prestações. Farias recomenda a compra no comércio local. “Afinal é ele que emprega e gera renda ao município, criando desta forma um ganha”, afirma.

Em relação aos que compram na internet, 46% dão preferência a sites de lojas e marcas conhecidas e 31% aos sites que disponibilizam frete grátis. A grande maioria (94%) afirma fazer pesquisa de preço antes das compras e, destes, 41% pretendem utilizar sites e aplicativos de comparação de preço e 41% buscam visitar os sites de lojas que tem o costume de comprar. Especialmente nas compras on-line, é importante ter cuidado, para não comprar “gato por lebre”. Pesquisar preços, também é interessante. “Aliada a negociação em busca de melhores acordos, é fundamental, comprar em empresas sérias que são leais ao cliente e realmente colocam preços especiais nesta data, aliadas a bom atendimento, qualidade, simpatia e excelência”, acrescenta o economista.

No Paraná, 34,5% devem comprar

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a realidade atual da economia brasileira, combinada com as perspectivas futuras, aponta para o início de uma recuperação gradual e sequencial nas vendas. O crescimento do consumo das famílias no segundo trimestre, após nove trimestres consecutivos de queda, indica uma inversão de tendência, especialmente neste último trimestre do ano, mais aquecido do que os anteriores, por conta de fatores adicionais como a liberação dos saldos do PIS/PASEP, disponibilização dos lotes de restituição do imposto de renda, 13º salário, Black Friday, Natal e festas de fim de ano.

Sondagem feita pela entidade mostra 34,5% dos paranaenses vão aproveitar a data para comprar mais. No entanto, a pesquisa revela que os consumidores estão bastante cautelosos em relação aos tão propalados grandes descontos.

Versatilidade

No Vale do Iguaçu, a maioria das lojas vai oferecer descontos no dia de hoje. Tem até quem se antecipou e ontem, por exemplo, vendeu mais. A loja em União da Vitória da Subway, por exemplo, fez o esquema “leve dois e pague um”. Ou seja, quem comprou um sanduiche na rede, levou mais um para casa – ou pode comer na loja – de graça.

E tem até entidade na Black Friday. Na Rede Feminina de Combate ao Câncer, também em União, a promoção para esta sexta é de desconto de 50% nas roupas e calçados. O bazar da entidade vai funcionar das 13h30 às 17 horas.